Um e-commerce precisa proporcionar uma boa experiência ao usuário e ter atrativos para incentivar a compra. Quando o website já existe há algum tempo, é bom avaliar a possibilidade de reformular a loja virtual.
A atualização é importante para criar uma página atrativa e moderna para o cliente. Em muitos casos, a estratégia também aperfeiçoa os canais de comunicação entre a marca e consumidor. Será que já está na hora de fazer essas mudanças? O que você deve priorizar? Confira as dicas a seguir!
Critérios para saber se está na hora de reformular a loja virtual
É recomendável fazer a atualização do website quando já se passaram alguns anos desde a sua formulação. Desse modo, você consegue deixar o visual mais atrativo para os clientes e acompanhar as mudanças do mercado. Também é fundamental verificar se a página atende às características listadas abaixo:
Descrição dos produtos e otimização
Hoje é fundamental ter um site otimizado para SEO (Search Engine Optimization). É por meio dessas configurações que ele será encontrado pelas ferramentas de busca, o que pode trazer um reflexo significativo no número de pessoas que acessam a página.
Se o seu website não está otimizado, é indicado fazer a reformulação do e-commerce para atrair potenciais consumidores. Além disso, é necessário dar uma atenção especial às descrições dos produtos. Textos objetivos, simples e com o uso das palavras-chave corretas facilitam a pesquisa e leitura dos clientes.
Layout moderno
A imagem do website tem muito valor para o consumidor, pois as características presentes no layout e na marca demonstram, de forma subjetiva, a cultura do negócio e o padrão de qualidade do produto. Logo, se faz muito tempo que você não revê as informações, ícones e menus, está na hora de pensar em reformular a loja virtual.
Site Responsivo
A página do e-commerce se adapta ao formato de celulares e tablets? Se a resposta é não, esse é um indício que já passou do tempo de reformular o website. Por quê? De acordo com dados divulgados em uma pesquisa do SPC Brasil, 74% dos brasileiros utilizam o smartphone para alguma etapa de compra na internet.
Ou seja, se o e-commerce não estiver adaptado a esses canais, há uma grande chance de você perder potenciais clientes. Vale lembrar que uma página responsiva é aquela que se ajusta de forma inteligente à tela do usuário, sem criar qualquer tipo de distorção nas letras ou imagens.
Acompanhamento da experiência do cliente
Outra característica que não pode faltar no e-commerce é o acompanhamento de todas as etapas que o usuário percorre no site. Sendo assim, a página precisa estar conectada ao Google Analytics para compreender quais são os pontos que geram mais desistências dos consumidores e quais ícones recebem mais cliques.
As ferramentas de análise de dados auxiliam você a identificar quais aspectos devem ser aperfeiçoados no website para conseguir fazer com que mais clientes efetuem uma compra. Em muitos casos, por exemplo, é necessário realizar mudanças na página de checkout para diminuir o percentual de carrinhos abandonados.
Canais de atendimento ao cliente
Como a sua marca se comunica com os consumidores? Hoje já não dá mais para disponibilizar apenas um número de telefone para as pessoas esclarecerem dúvidas ou fazerem reclamações.
A empresa precisa investir em canais digitais para troca de mensagens rápidas, como o WhatsApp Business ou redes sociais. Além disso, você pode incluir o chatbot para o esclarecimento de dúvidas no website.
Portanto, avalie se a página da empresa atende aos requisitos apresentados acima para saber se já é hora de reformular a loja virtual. E se precisar de ajuda para modernizar a sua plataforma, é só entrar em contato com um de nossos especialistas!