Com os avanços das mídias sociais, há a crescente necessidade da inserção de empresas no ramo digital e a atualização dos profissionais do marketing. Seja por meio do inbound marketing, com a criação e publicação de conteúdos relevantes para os futuros leads, ou por meio dos próprios anúncios, é necessário que as ações da comunicação empresarial sejam pensadas para atingir os objetivos do negócio. É neste sentido que surge o Chief Marketing Officer (CMO), função complexa desempenhada pelo diretor ou chefe de marketing.
Responsável pela estratégia, planejamento e demais atividades que visam atrair clientes, o CMO possui uma das maiores e mais relevantes competências dentro da comunicação empresarial. Suas ações e decisões possibilitam que a empresa tenha um bom posicionamento de mercado e se destaque entre os demais concorrentes.
Ficou interessado por essa área e quer saber como chegar lá? Explicamos a seguir!
Mas, afinal, qual é o papel do CMO dentro de uma empresa?
Geralmente, o CMO atua diretamente em contato com o CEO da empresa, em uma escala executiva. Este profissional do marketing trabalha no desenvolvimento e planejamento de produtos, serviços ou campanhas visando o crescimento do negócio.
Além disso, o chefe de marketing é responsável pelo desenvolvimento e fomentação da imagem da instituição. Dessa forma, suas funções tratam desde o comercial ao institucional, visando a criação de uma marca forte com credibilidade e visibilidade no mercado. A seguir, explicamos mais sobre as atividades deste profissional, confira:
Planejamento
Estar atento ao mercado, saber interpretar dados e estabelecer estratégias são algumas funções do CMO. Este profissional é o principal responsável pela comunicação e por determinar a “cara” da empresa. Sendo assim, ele define a persona do negócio e faz um planejamento de ações de marketing com base nos objetivos da empresa. Mais tarde, ele interpreta e mensura os resultados das campanhas para apresentá-los à direção da companhia.
Gerenciamento de equipes e verbas
A capacidade de liderança é uma das aptidões do chefe de marketing. Afinal, da mesma forma que o profissional precisa saber como direcionar as ações de divulgação da empresa, ele também deve compreender como gerir o seu time. Para isso, é necessário identificar as aptidões dos colaboradores e incentivá-los para que desempenhem suas funções de maneira engajada e alinhada ao propósito do negócio.
Além disso, a função exige um conhecimento de gestão financeira. Pois, mesmo que, em muitos casos, o CMO não decida o valor da verba destinada ao setor, ele precisa saber gerir o orçamento e usar a criatividade para solucionar possíveis reduções ou imprevistos.
O que é necessário para ser um CMO?
Se você está interessado nesta importante profissão, confira as habilidades necessárias para desempenhar o trabalho:
- ter habilidade com comunicação verbal e escrita;
- ser criativo;
- conseguir analisar e interpretar dados, relatórios e, com base nos resultados, otimizar ações;
- saber liderar, inspirar e gerir equipes;
- ser responsável com prazos;
- dominar ferramentas de gestão de projetos;
- estar em constante atualização com o mercado e as tendências do marketing.
Enfim, se você é um profissional de marketing com interesse em se tornar um CMO, já sabe que precisa acompanhar as mudanças da área e desenvolver habilidades de liderança e gestão.
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