As vendas no comércio eletrônico dependem muito da qualidade da plataforma escolhida pela empresa. Ela é a ferramenta de divulgação dos produtos disponíveis na loja e deve facilitar a pesquisa do usuário pelos itens. Outra característica indispensável é a disponibilização de uma lista de desejos, pois ela ajuda a manter um relacionamento com o consumidor em médio e longo prazo. Quer compreender melhor este assunto? Acompanhe!
Qual é a importância da plataforma de e-commerce?
As funcionalidades e a qualidade da plataforma de comércio eletrônico influenciam no número de vendas realizadas pelo negócio. Já imaginou a frustração de um cliente ao tentar finalizar a compra e o site falhar justo neste momento? É possível que ele nem retorne à página.
As plataformas para lojas virtuais devem ser construídas com planejamento, atenção ao layout, com as funcionalidades adequadas e uma preocupação com a velocidade de carregamento em dispositivos móveis.
Hoje, mais de 50% das pesquisas no Google são realizadas pelos smartphones e isso exige que as organizações estejam preparadas para ter um site responsivo. Se uma página demorar muito para carregar, será penalizada pelo buscador. Além disso, a maior parte dos usuários desiste de comprar em um website que não funciona adequadamente em dispositivos mobile.
Portanto, uma plataforma de comércio eletrônico deve atender às especificidades desse tipo de negócio:
- ter um layout responsivo;
- estar otimizado para SEO;
- promover a integração nas redes sociais;
- disponibilizar diversas formas de pagamento;
- oferecer informações completas sobre o catálogo de produtos.
Por que ter uma lista de desejos na loja virtual?
Essa ferramenta permite que o cliente salve os itens que gostou para finalizar a compra em outro momento. Assim, ele consegue adquirir o produto com o preço especial da oferta apresentada.
Para complementar, a lista de desejos possibilita o desenvolvimento de ações de remarketing. Como funciona? O produto que causou interesse naquele cliente será exibido a ele em outros momentos do dia: quando visita o Facebook, um site de notícias ou demais canais online.
Logo, a lista de desejos se torna uma ferramenta de marketing para atrair consumidores para a loja virtual e favorecer o aumento das vendas. Ela ainda permite que o gestor conheça melhor o perfil do seu cliente e assim, possa ampliar o mix de produtos de acordo com o seu interesse.
A lista também facilita a comunicação com o consumidor. Se ele marca o interesse em determinado item que está indisponível no momento, poderá ser avisado por e-mail assim que o produto chegar ao estoque.
Se você não sabe como criar uma lista de desejos na plataforma de e-commerce, o ideal é buscar auxílio de uma empresa com experiência no mercado. Ela poderá organizar a arquitetura da informação, sugerir mudanças para aperfeiçoar o layout do website, melhorar a velocidade de carregamento da página e desenvolver a funcionalidade da lista.
Enfim, é fundamental ter uma plataforma robusta para a loja virtual e criar uma lista de desejos para favorecer a interação entre o negócio e os clientes. O que acha de aproveitar a visita ao nosso site e entender como funciona a migração de uma infraestrutura?