Manter um e-commerce em pleno funcionamento exige atenção do gestor em diferentes aspectos: logística, atendimento ao consumidor, funcionamento da plataforma e contratação de pessoas. Ter uma loja virtual com estoque terceirizado é uma forma de diminuir a preocupação com os processos logísticos e manter o foco no consumidor.
Quer saber por que adotar esse modelo e quais os cuidados ao implantá-lo? Acompanhe!
Por que ter uma loja virtual com estoque terceirizado?
Se você tem o hábito de realizar compras pela internet já deve ter se deparado com algum e-commerce que utiliza o método. Estabelecimentos como Americanas.com e Magazine Luiza são exemplos de companhias que utilizam a terceirização.
Se você observar nas páginas online dessas empresas, observará que elas indicam a origem do produto Também é possível perceber que o mesmo item pode apresentar valores diferentes para compra e entrega. Afinal, é necessário considerar o preço do fornecedor e sua localização geográfica.
Então, por que manter uma loja virtual com estoque terceirizado? Veja os principais motivos:
Diminuição de custos
Esse modelo de logística evita que a loja virtual precise manter um armazém para estocar mercadorias. Logo, há a redução do custo com o aluguel do espaço, gastos com energia elétrica, água e contratação de pessoas para realizar a separação de produtos.
Distribuição e entrega
A entrega é feita pelo fornecedor do produto, que deve garantir o cumprimento dos prazos acordados com o gestor do e-commerce. Sendo assim, ele será o responsável por lidar com a embalagem, expedição e rastreio das mercadorias.
Facilidade de gerenciamento
O proprietário do e-commerce não precisa manter uma infraestrutura física para administrar a empresa. Tudo pode ser feito de sua casa por meio do computador e de uma conexão com a internet.
E como fica o atendimento ao cliente? Você pode realizar essa função ou também consegue instalar um chatbot na plataforma da loja virtual. Desse modo, as dúvidas mais simples são respondidas por um robô inteligente enquanto o gestor faz a administração das informações do site.
Número de produtos à venda
Outra vantagem de manter uma loja virtual com estoque terceirizado é a quantidade de oferta de produtos que você consegue oferecer. É possível encontrar fornecedores de diferentes modelos de mercadorias e em variadas regiões do país que tenham interesse em ampliar as vendas, mas são adeptos das plataformas online.
Quais são os principais cuidados com o estoque terceirizado?
O maior cuidado nesse modelo de operação é a escolha de fornecedores de confiança. Afinal, eles se responsabilizarão pela entrega dos produtos dentro do prazo e qualquer erro nesse processo prejudicará a marca do seu e-commerce, pois é a loja que faz a intermediação da negociação. Conheça outros fatores que você deve considerar:
Escolha do website
Uma plataforma de e-commerce precisa ser robusta para conseguir gerenciar pedidos, pagamentos e atendimento ao cliente em diferentes momentos do ano. Já pensou se durante a campanha de Natal ou do dia das mães o site para de funcionar? Haveria prejuízo financeiro e também para a reputação da marca. Então, avalie com cuidado antes de lançar o seu negócio no mercado.
Divulgação da empresa
Você precisa investir em diferentes estratégias de comunicação para atrair os clientes para a loja virtual. Aproveite as ferramentas online para promover o negócio, realizar ofertas promocionais e interagir com o público. Os principais canais utilizados são o Facebook, Instagram, Google Ads e o e-mail marketing.
Integração entre ferramentas
Outro fator que deve ser ponderado é a escolha das ferramentas que vão auxiliá-lo na gestão do negócio. É necessário verificar se o sistema CRM (customer relationship management) e o software de pagamento e geração de notas fiscais podem ser integrados à plataforma de e-commerce. Esse é um aspecto que facilitará o seu controle e gestão das informações relacionadas aos consumidores.
E aí, já sabe se esse modelo de loja virtual com estoque terceirizado é a melhor opção para o seu negócio? Avalie o contexto e converse com os fornecedores antes de tomar qualquer decisão.
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