Sabe aquela reclamação que a gente recebe por falhas na entrega dos produtos vendidos? É chato, né? Às vezes, a gente até tende a culpar o cliente, mas lembre-se de que o usuário é o principal pilar do negócio. E se ele está reclamando é porque algo de errado tem na nossa loja virtual. Manter uma logística para e-commerce bem estruturada é essencial para o sucesso do seu comércio eletrônico.
Você conhece a Amazon? Ela revolucionou a logística das empresas e o processo de compra pela internet ao oferecer alguns serviços com entrega rápida (de até 1 hora) nos Estados Unidos. Seria nosso sonho proporcionar um serviço assim? Como, né? ?
Sonhar nunca é demais quando se é empreendedor (
O temido abandono do carrinho
A gente sabe que atualmente ninguém gosta de ficar esperando, né? Quando isso acontece com frequência nos serviços da sua empresa o cliente irá optar pelo concorrente. ?
Por isso, é importante que você tenha uma visão mais ampliada de todos os fatores que envolvem o sucesso da sua loja (desde a estrutura do seu website, modelo de serviço oferecido ao cliente e serviço de entrega).
Pesquisas apontam que alguns fatores como frete alto e demora na entrega são os principais pilares nas reclamações e abandonos de carrinho. Quando você proporciona um serviço de logística bem elaborado agrega valores como:
- custo reduzido (ou gratuito); ?
- rapidez na entrega;
- qualidade no serviço.
Principais passos para melhorar a sua logística para e-commerce
Se você chegou até aqui é porque deseja melhorar o seu processo logístico, certo? Então, vamos às dicas:
1. Considere a densidade da carga
Conheça o peso cubado (ele é calculado multiplicando o comprimento X largura X altura X fator cubagem- peso ideal) dos seus produtos. Isso possibilita um cálculo mais adequado sobre seu frete e organização das mercadorias, o que vai ajudá-lo a identificar o espaço utilizado pela carga dentro do caminhão.
2. Entendendo o seu comercial
É interessante que você identifique as melhores transportadoras para o tipo de mercadoria que você disponibiliza ao consumidor. Uma boa tática, então, é criar parcerias com transportadoras que utiliza de forma recorrente. Assim, quanto mais você vender, mais fácil será de negociar um bom preço pelo transporte. E aí tanto você quanto a transportadora vão ganhar com isso.
3. Opte por um operador de fulfillment
O operador de fulfillment é um serviço especializado para administrar os pontos que vão desde o recebimento do seu produto até sua entrega. Esse serviço pode ser útil se você já tentou negociar com transportadoras e não teve sucesso, pois o operador vai ajudá-lo com muitas situações da logística do seu e-commerce.
Muitas vezes, esse operador ainda tem tarifas mais baixas do que as transportadoras porque já lida com um grande volume de pacotes todos os dias. Já imaginou? Vai dizer que essa informação não te deixou mais feliz hoje? ?
4. Adote uma estratégia de frete grátis
Ei! Antes de começarmos é bom pensar que frete grátis não é “pagar para trabalhar”, mas sim uma ótima estratégia para “prender” clientes. A gente te explica melhor como.
Você pode criar um valor mínimo de compra para dar o frete de graça ao cliente. Isso vai ajudar a aumentar o ticket médio das vendas (e o dinheiro que entra em caixa). Viu só que ideia boa?
Muitas vezes, é essa estratégia que vai fazer o consumidor comprar por impulso e gastar mais do que gostaria no momento. Assim, o cliente vai sempre optar pela sua loja. ?
Só não esquece de conferir o seu caixa e sua margem de lucro para não dar problema depois, hein? Também é muito importante compreender a capacidade de atender cada região do país oferecendo frete grátis. Uma boa dica nesses momentos é melhorar o valor das suas ofertas para compensar no custo do seu transporte. Mas, cuidado para não ficar em desvantagem competitiva com seu concorrente, beleza?
Pode ser que o frete grátis não seja a melhor opção para o seu negócio, mas você pode criar outras formas de atingir o seu cliente como:
- procurar melhores ofertas compensando o custo do transporte;
- oferecer vantagens a clientes fiéis (como gamificações);
- proporcionar o acúmulo de pontos para troca por descontos.
Viu só como você consegue melhorar a sua logística para e-commerce sem estourar o bolso? Aproveite que está aqui no nosso blog e conheça mais algumas dicas para você aumentar as vendas com o Google Showcase!