Quem tem uma loja virtual precisa se preocupar com muitos fatores: logística para entrega de produtos, design e usabilidade do website, campanhas de marketing e a página de checkout (aquela que finaliza o processo de compra).
Se as vendas não estão com o volume que você esperava, pode ser que existam alguns erros na página de checkout. Questões simples podem fazer o consumidor desistir de efetuar uma compra e procurar o concorrente. Saiba como evitar o abandono do carrinho e dar mais agilidade ao fechamento de uma compra!
1. Número de etapas para o checkout
Procure analisar a página de checkout como um cliente. Quantas etapas são necessárias até ele finalizar a compra? Se o website tem mais de 3 estágios algo está errado.
A principal vantagem de comprar pela internet é a comodidade e rapidez de todo o processo. Sendo assim, o ideal é facilitar o caminho para o cliente passar pelas etapas sem ter a chance de pensar em desistir.
Mantenha o foco nas questões mais importantes: informações do cliente, método de pagamento e confirmação. Pronto! Você já tem o que precisa para realizar a entrega com sucesso.
2. Segurança do website
Não são raros os casos de pessoas que tiveram o cartão clonado em uma compra online. Por isso, o consumidor ainda tem muita insegurança ao efetuar uma aquisição por um e-commerce.
A melhor maneira de vencer essa barreira é investir em medidas robustas de segurança. Para tanto, utilize um certificado ssl, deixe visível o selo de segurança na página e informe os dados do pedido e o código de rastreamento do produto. Também é essencial oferecer canais de suporte ao cliente para que ele se sinta mais tranquilo para fechar a compra.
3. Falta de opções para pagamento
Vender pela internet exige muito mais preparação do empreendedor. Enquanto uma loja física pode optar por receber apenas dinheiro em papel e crediário, o e-commerce precisa diversificar as formas de pagamento.
Sendo assim, tenha diferentes formatos e busque o apoio de empresas de confiança para efetuar a transação. Entre as principais opções que devem aparecer no site estão:
- boleto bancário;
- cartão de crédito;
- Paypal ou Pagseguro.
Lembre-se também de incluir opções de pagamento à vista e por parcelamento.
4. Distrações que causam desistência
Verifique se o site tem links externos ou imagens que podem tirar o foco da compra. A ideia é evitar que o consumidor siga para outro site e se concentre na página de checkout.
Sendo assim, elimine a barra de busca, dê destaque ao carrinho de compras, retire o menu das redes sociais e coloque um chat para o consumidor esclarecer alguma dúvida com um funcionário ou robô inteligente.
5. Clareza das informações na página de checkout
Os textos do website precisam ser curtos e objetivos. Procure utilizar um vocabulário simples para que o consumidor não tenha dúvidas sobre qual informação precisa repassar. Em vez de solicitar o “logradouro”, utilize o termo endereço ou rua. Veja o exemplo:
Coloque os dados pessoais abaixo para efetuar a compra:
- nome completo;
- número da identidade;
- endereço:
- CEP:
- bairro;
- cidade;
- país.
Insira também um botão de call-to-action para dar sequência aos próximos passos do checkout. O ideal é utilizar uma cor atrativa e deixar o ícone em local de fácil visualização.
Dica extra: tenha atenção à velocidade de carregamento do website em dispositivos móveis. Muitos consumidores efetuam as compras por esses meios e podem desistir do processo se o site não for rápido.
Pronto para conferir se a página de checkout da sua loja virtual apresenta algum desses erros? Quanto antes identificar o problema, mais rápido conseguirá resolvê-lo. Assim, terá oportunidade de aumentar o percentual das vendas.
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