Acompanhar as métricas de marketing digital é a melhor maneira conhecer os resultados do setor e criar relatórios pertinentes para os gestores da empresa. É necessário definir qual é o objetivo de uma campanha e o fator que será avaliado antes mesmo de lançá-la no mercado.
Esses indicadores demonstram quais estratégias funcionam bem e aquelas que devem ser aperfeiçoadas. Quer saber como mostrar para a organização o resultado do seu trabalho? É só conferir o artigo!
Por que definir as métricas de marketing digital?
Muitos funcionários dentro das companhias ainda acreditam que trabalhar com marketing é apenas vender um produto. Isso até faz parte das ações dessa área, mas a atuação vai muito além.
O profissional de marketing é responsável por planejar atividades, pensar na imagem do negócio, coordenar eventos, gerar oportunidades de vendas e apresentar resultados. É fundamental, então, definir e acompanhar as métricas de marketing digital para avaliar corretamente qual é o retorno que esse setor leva para a organização.
Contudo, é muito importante fugir daquelas métricas de vaidade que não geram reais oportunidades para a companhia. Entre as mais conhecidas estão o número de curtidas nas publicações das redes sociais.
Quais são as principais métricas para acompanhar?
A atenção do profissional de marketing deve ser direcionada para os indicadores que representam o sucesso da estratégia. Conheça os principais:
Retorno sobre Investimento (ROI)
Essa é a métrica mais importante e que não pode faltar no relatório do profissional de marketing. O ROI está diretamente ligado ao lucro gerado a partir de uma campanha da organização. O cálculo é simples:
ROI = receita gerada – valor do investimento/ valor do investimento
Custo de aquisição do cliente (CAC)
O profissional de marketing precisa conhecer muito bem o custo de aquisição do cliente para oferecer informações relevantes ao gestor da empresa. Em muitos casos, esse valor torna-se tão alto que não compensa dar continuidade a um determinado produto ou serviço.
O CAC avalia todos os custos envolvidos nas ações de marketing durante o processo de aquisição de um consumidor, desde o salário dos funcionários até o investimento em equipamentos e campanhas publicitárias. Nesse caso, some todos os valores de um determinado período e faça o cálculo:
CAC = despesas + investimentos nas áreas de marketing e vendas/número de novos clientes no período X
Mantenha o resultado em um local visível no setor em que atua para que todos os profissionais envolvidos tenham conhecimento dessa informação. Além disso, é recomendável refazer o cálculo após alguns meses para identificar se houve uma mudança positiva (como o crescimento no número de clientes captados) ou negativa.
Ticket médio de cada cliente
Essa métrica de marketing digital corresponde ao valor médio que os consumidores gastam com produtos ou serviços de uma organização. Ela ajuda a identificar se é necessário ampliar os ganhos por meio de determinadas ações.
No e-commerce, por exemplo, uma forma de tentar ampliar o ticket médio é com a indicação de produtos que complementam o item que o cliente já inseriu no carrinho. Assim, se o consumidor compra um tênis para corrida, também pode receber uma oferta de uma bermuda ou camiseta adequada para o esporte. Saiba como fazer o cálculo:
Ticket médio = receita do mês/número de clientes no período
Tempo de vida do cliente
Esse cálculo pode ser muito útil para empresas que prestam serviços de assinatura, pois elas criam um relacionamento de médio e longo prazo. O cálculo indica a receita média que o cliente leva para a organização durante o período do contrato. O ideal é que o tempo de vida seja pelo menos três vezes maior que o CAC. Veja como fazer:
LTV = ticket médio X tempo médio de permanência do cliente
Taxa de conversão
Essa também é uma métrica muito valiosa para o profissional de marketing. Ela representa o resultado de todo um trabalho de atração e conversão de pessoas a uma determinada estratégia, como a assinatura de newsletter, o cadastro em uma promoção ou a venda de uma mercadoria.
A taxa de conversão pode ser utilizada para identificar quantas pessoas se inscreveram em uma landing page. Por exemplo: uma empresa lançou uma campanha especial de dia das mães nas redes sociais. Ao final do vídeo, as pessoas foram convidadas a clicar no link para efetuar um cadastro. Os participantes que se cadastraram demonstraram um interesse por aquela marca.
Além disso, os e-mails registrados poderão ser utilizados posteriormente para criar um relacionamento ativo com esses potenciais clientes.
Um número baixo de conversões pode ter diferentes causas: usabilidade ruim do website, falta de um CTA (call-to-action) atrativo, erro na escolha do público, entre outras situações. O cálculo pode ser feito da seguinte maneira:
Taxa de conversão= número de visualizações do anúncio/ total de conversões
Logo, é possível perceber que as métricas de marketing digital auxiliam na identificação das campanhas que proporcionam mais retorno para o negócio. O que acha de aplicar essas dicas e acrescentar os resultados ao relatório do setor?
Aproveite para aprender um pouco mais sobre o marketing online e saiba como ter um Instagram de sucesso!