A empresa deve sempre prestar atenção às características dos usuários antes de criar um website. Ter um layout responsivo permite a adaptação da página aos dispositivos móveis, enquanto o mobile é desenvolvido especialmente para essa função.
Por que se preocupar com isso? A cada 10 brasileiros que realizam uma compra, 7 a fazem pela internet. Logo, a página virtual precisa ser desenvolvida com foco no público que faz compras online e muitas vezes pelo smartphone.
Quer compreender melhor a diferença entre o layout responsivo e o mobile e entender qual é o melhor para o seu negócio? É só continuar a leitura.
Layout responsivo
Esse é o modelo utilizado pela maioria dos websites que existem atualmente, pois tem a capacidade de se adaptar a diferentes tamanhos de telas. O layout responsivo é desenvolvido pensando no usuário que acessa a página em computador, mas que em algum momento pode visualizá-la pelo celular.
Qual é a grande diferença? Esse modelo tem a capacidade de se adaptar às telas menores apenas reduzindo o tamanho da janela. Geralmente, ele tem um custo mais baixo do que o layout para mobile, pois é mais fácil de desenvolver.
Layout mobile
Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil mostrou que 74% dos brasileiros utilizam os dispositivos móveis para acessar websites e realizar pelo menos uma etapa de compra.
Muitas vezes, o usuário utiliza o smartphone para fazer pesquisas de preços e comparar produtos, mas deixa para efetuar a compra em um computador. Isso já demonstra uma tendência de mudança no comportamento do consumidor, que está utilizando mais o dispositivo móvel para decidir pela aquisição de uma mercadoria.
Se o cliente acessa as informações pela smartphone, por que já não finaliza o processo por ali? Muitas vezes, as lojas virtuais não estão preparadas para essa função, pois os websites foram desenvolvidos pensando mais em quem faz acessos pelo computador.
O layout mobile tem o objetivo de minimizar esse problema, pois a página é desenvolvida com foco na experiência do usuário de dispositivo móvel. Assim, o código de programação é diferente e valoriza o uso de imagens e botões que facilitam o tráfego por esse canal.
Desse modo, é provável que ao desenvolver esse tipo de layout para o e-commerce haverá mais oportunidades de vendas pelo smartphone. Assim que o usuário visualiza uma promoção que o interessa, já consegue seguir os próximos passos para efetuar a compra.
Logo, o layout mobile evita que o cliente desista da aquisição por ter mais tempo para pensar. Afinal, não precisa chegar até um computador para ter fácil visualização de todas as informações relevantes.
Saiba qual modelo escolher para o negócio
A tendência é de um aumento nas vendas pelos smartphones nos próximos anos, uma vez que as novas gerações estão cada vez mais conectadas. O que sua empresa está fazendo para se adequar ao novo perfil de consumidor?
Ter um layout responsivo é importante? Sim! Todavia, se você busca o cliente na internet e tem uma loja virtual, talvez já esteja na hora de trocar a estratégia e utilizar o layout mobile. Caso o seu negócio seja direcionado à realização de serviços e não exista interesse de vender diretamente pela internet, você pode continuar utilizando o modelo responsivo.
Portanto, o ideal é conversar com a empresa que desenvolverá o website para escolher a melhor versão para o negócio. Em caso de dúvidas, você pode utilizar um site responsivo e criar um aplicativo para facilitar as compras pelo celular.