O gateway de pagamento é a interface utilizada na loja virtual para coletar e transmitir dados dos clientes, sendo responsável por processar as operações de compra e venda. Na hora de realizar a escolha do melhor modelo, o gestor precisa considerar fatores como segurança, custos e facilidade para o cliente.
A seguir, apresentamos algumas dicas para você saber qual é a melhor opção de gateway para o seu negócio. Vamos conferir?
O que é um gateway de pagamento?
O gateway de pagamento é a tecnologia utilizada em lojas virtuais para coletar e transmitir os dados dos clientes. Ele faz a conexão com as instituições bancárias e informa se a compra foi efetivada. Geralmente, essa tecnologia apresenta as seguintes características:
- capacidade de adaptação a diferentes processos de checkout;
- recursos disponíveis para a loja realizar a sua gestão de risco financeira.
A escolha correta sobre a ferramenta de pagamento minimiza os riscos de fraudes e proporciona mais segurança para empresas e clientes, principalmente quando a negociação é realizada no ambiente virtual.
Segundo um estudo do Serasa Experian, o Brasil registra uma tentativa de fraude a cada 16 segundos. Só em janeiro de 2018, o país registrou mais de 161 mil tentativas de golpe em diferentes meios. Por isso, o mais indicado é utilizar uma interface de pagamento com análise de risco.
Como escolher o melhor gateway de pagamento para o e-commerce?
A ferramenta disponibiliza a opção de pagamento em diferentes bandeiras, o que dá mais agilidade no processo de checkout. Além de verificar essa funcionalidade antes de escolher a melhor plataforma, você também deve dar atenção aos seguintes fatores:
Integração com o sistema
Um critério a ser observado é a compatibilidade do sistema do e-commerce com o gateway de pagamento. Sem essa característica, não é possível manter a estabilidade e integração entre os sistemas.
PCI Compliance
A solução de pagamento também deve atender às normas PCI para atender aos requisitos de segurança da informação. Vale lembrar que a LGPD exigirá ainda mais atenção das empresas em relação à coleta e uso dos dados pessoais. Sendo assim, esse fator deve receber uma atenção redobrada do gestor da loja virtual.
Funcionalidades
O gateway de pagamento também proporciona diferentes funcionalidades para o gestor e o cliente, como a opção de pagamentos recorrentes e a compra com um clique. Isso contribui para dar agilidade ao processo de checkout e evita o abandono de carrinhos.
Custos
Geralmente, o gateway de pagamento funciona como uma plataforma de conexão entre os bancos e a loja virtual. Sendo assim, é o proprietário do e-commerce que faz a negociação de taxas conforme a escolha do método de pagamento, o que pode se transformar em um excelente custo-benefício quando há um grande volume de vendas.
Segurança
Algumas plataformas de pagamento não realizam filtros dos dados dos clientes, mas podem ser integradas à uma solução complementar. Sendo assim, também é necessário dar atenção a esse fator e verificar quais são as ferramentas disponíveis para evitar fraudes na loja virtual.
Portanto, há diferentes fatores a serem observados antes de escolher o gateway de pagamento para o e-commerce. Os principais deles se referem à segurança e integração entre sistemas.
Agora é só analisar esses critérios e escolher a melhor opção para o seu negócio. Se quiser aprender um pouco mais, temos um conteúdo que trata sobre a gestão omnichannel no e-commerce.