O brasileiro gasta, em média, 9 horas por dia na internet. Pelo menos 3 horas são dedicadas às redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube. Então, por que não aproveitar esse fator para desenvolver uma estratégia de marketing digital para a empresa?
Pequenos e grandes negócios precisam manter uma presença forte na rede para atrair e reter clientes. Por isso, é necessário conhecer as principais metodologias usadas para desenvolver um plano de ação eficiente. Confira o passo a passo a seguir!
Por que desenvolver uma estratégia de marketing digital?
A resposta simples e direta é: para atrair a atenção do público que navega na internet. Cabe à empresa ganhar credibilidade do consumidor e criar uma marca sólida na rede.
Para tanto, é fundamental criar um planejamento em médio e longo prazo sobre as ações que serão desenvolvidas no meio online. Esse plano precisa considerar as particularidades do negócio e também do empresário, pois a linguagem utilizada deve combinar com as atividades desenvolvidas e o mercado em que está inserido.
Por exemplo: uma empresa de tatuagem utilizará uma linguagem mais informal e descontraída para dialogar com os seus potenciais clientes, enquanto uma clínica médica usará um vocabulário mais técnico para falar sobre doenças e tratamentos.
Principais etapas para iniciar uma estratégia de marketing digital
Alguns passos básicos são essenciais para dar início ao projeto. Veja a seguir!
Defina os objetivos da empresa no ambiente online
Qual é a principal meta a ser alcançada com a estratégia de marketing digital? Essa resposta norteará o desenvolvimento de todo o trabalho.
Portanto, é necessário estabelecer objetivos claros e fáceis de serem compreendidos pelos profissionais da empresa, assim como os principais indicadores de desempenho que serão acompanhados durante o projeto. Só assim a companhia será capaz de avaliar a efetividade das ações. Conheça algumas metas que podem ser utilizadas:
- ampliar o conhecimento da marca;
- atrair mais clientes para o negócio;
- ampliar as vendas.
Os indicadores, por sua vez, são relacionados ao objetivo da estratégia. O aumento das vendas, por exemplo, é observado pela comparação de números antes do desenvolvimento da ação de marketing e depois.
Faça um cadastro no Google My Business
Essa é uma ferramenta gratuita do Google e tem como função facilitar que a empresa seja encontrada por quem realiza pesquisas referentes aos serviços prestados. Essa plataforma faz uma varredura de informações contidas no Maps e Google + sobre um negócio e as transformam em respostas rápidas aos usuários.
Por isso, o gestor precisa manter os dados da companhia sempre atualizados, constando o endereço, telefone, horário de atendimento e demais informações importantes.
Desenvolva um site para o negócio
Não é possível pensar em estratégia de marketing digital se a empresa não tem um site, certo? Além de criar uma página online, ela deve conter características essenciais para ser encontrada pelos buscadores de pesquisa.
Portanto, é importante contar com o apoio de um parceiro experiente para desenvolver o website utilizando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Assim, ele poderá usar as palavras-chave fundamentais para o negócio, criar uma página que se adapta aos diferentes equipamentos (computador, tablet e smartphone) e inserir conteúdo relevante.
Além disso, o parceiro fornecerá as orientações adequadas sobre o gerenciamento da página, assim como a escolha de um bom domínio e uma hospedagem apropriada. Essa é uma ferramenta crucial para se destacar da concorrência e aumentar as oportunidades de negócios.
Crie estratégias nas redes sociais
Você já criou o site, e agora? É hora de seguir para o próximo passo: o planejamento das ações nas redes sociais. O gestor deve avaliar quais são as mídias mais procuradas pelos clientes para canalizar os seus esforços nessas plataformas.
Uma loja de roupas, por exemplo, tem grande apelo visual e pode explorar bem as funcionalidades do Facebook e do Instagram. Uma corporação que atua no mercado B2B, por sua vez, também precisa pensar em uma plataforma direcionada para o perfil empresarial e o LikedIn é uma excelente opção. Ele conecta funcionários, empresários e companhias de diversos segmentos.
Depois de realizar uma análise sobre as ferramentas mais indicadas, é necessário criar objetivos realistas. Não é possível conquistar 10 mil curtidas em um mês, por exemplo. Isso demanda trabalho, criatividade e planejamento. Quanto mais a empresa produzir conteúdo focado no seu público-alvo e manter a frequência das publicações, maiores serão as oportunidades de sucesso.
Além disso, as curtidas não são os aspectos mais relevantes. É fundamental avaliar se os potenciais clientes clicam no site da empresa e efetuam compras. Sendo assim, você pode criar conteúdos com dicas relacionadas ao setor e oferecer cupons de descontos.
Cuide da credibilidade
Também é recomendável desenvolver um blog relacionado à marca do negócio e criar conteúdos relevantes para o público-alvo. São esses assuntos que podem direcionar o potencial cliente para o site da empresa.
Contudo, não subestime o poder do Google em monitorar os textos e verificar se o conteúdo apresenta informações importantes e coerentes. Por exemplo: não adianta utilizar um número certo de palavras-chave se não houver uma relação entre elas e os tópicos abordados.
Além disso, é necessário manter uma frequência nas publicações para a plataforma compreender a relevância do blog. Se a sua companhia não conta com uma equipe de marketing para desenvolver essas estratégias, o mais indicado é buscar o apoio de uma empresa especializada no assunto.
Esses são alguns passos para a sua organização iniciar uma estratégia de marketing digital. O caminho para a maturidade no ambiente online não é simples, pois esse é um espaço com muita concorrência.
Então, quanto melhor for o plano de ação e o trabalho da companhia, maiores serão as oportunidades criadas. Gostou das dicas de hoje? Aproveite para entender como funciona o desenvolvimento de sites para o perfil de cada negócio!