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Entenda a importância do UX design para o negócio

Os aplicativos e sites precisam oferecer boas experiências aos usuários. Caso contrário, eles desistem de utilizar a plataforma e buscam outra opção no mercado. Diante desse contexto, o UX design é cada vez mais importante para as organizações.

Essa área coloca o cliente no centro da atenção na hora de desenvolver um produto para o mercado. Quer compreender melhor este tema? Acompanhe!

O que é UX?

Essa é uma área que valoriza a experiência do usuário. Por isso, ela avalia os principais elementos e situações que podem favorecer a interação do cliente com um produto ou serviço.

O termo foi criado por Don Norman, um cientista cognitivo e design thinker. Ele entende que o ux é a experiência completa de uma pessoa em relação a um produto ou serviço. Não é apenas sobre um smartphone pronto, mas todos os estágios de desenvolvimento: desde a reflexão, o projeto, o primeiro contato do cliente, o serviço após a compra e a manutenção.

A área de ux design não foca apenas em criar uma mercadoria, mas em toda a experiência que ela transmite ao usuário por meio de sua eficiência, agilidade, estética e a diversão que proporciona.Portanto, antes de lançar um produto a empresa deve entender as necessidades dos clientes e realizar testes iniciais para verificar suas funcionalidades.

Como funciona o UX design?

Ele depende de outras áreas do conhecimento para promover a melhor experiência do usuário. São elas:

Pesquisa

A empresa precisa realizar uma pesquisa no mercado para compreender as necessidades dos consumidores. Só assim é possível desenvolver um produto que atende às expectativas.

Divulgação

As estratégias de comunicação utilizadas para lançar um produto no mercado variam de acordo com o público-alvo. Por isso, é essencial compreender o perfil do usuário e usar as ferramentas que ele mais tem acesso.

Arquitetura da informação

Esse é o momento de agrupar as informações e verificar se elas estão organizadas. Em um site, por exemplo, essa análise é essencial para identificar se o cliente conseguirá compreender o conteúdo com facilidade.

Aspectos visuais

Um produto precisa ter um visual atraente, moderno e adequado para o público-alvo. O site para negócios B2B (business to business), por exemplo, terá uma linguagem e aparência mais formal do que uma página de contato direto com os clientes finais de produtos eletrônicos. Afinal, as pessoas alcançadas buscam experiências diferentes.

Interação

A área de UX design também se preocupa com a interação entre os usuários e a mercadoria da empresa. Um aplicativo de smartphone, por exemplo, realiza ações diferentes conforme o clique realizado. Se o app foi criado para uma pizzaria, ele deverá fornecer o cardápio, um ícone para iniciar o pedido e depois finalizá-lo com o pagamento. Tudo isso é a interação na jornada de uso do produto.

Usabilidade

Essa é a união de todos os requisitos anteriores. Quanto melhor for o desenvolvimento do projeto do produto, a comunicação criada e a preocupação com a interação do usuário, mais fácil o cliente saberá utilizá-lo.

Imagine um consumidor que comprou um smartphone e dois dias depois entra em contato com a marca porque não sabe como usá-lo? Isso não pode acontecer, pois acarreta em devolução e perda de dinheiro para o negócio.

Também é esse pensamento que se deve ter ao criar um site corporativo, um aplicativo ou uma loja virtual. Muitas vezes, essas ferramentas são o primeiro contato do cliente com a marca e sua experiência influenciará na sua decisão de continuar ou não a visita na página ou app.

Percebeu a importância do ux design para o negócio? Ele tem o papel de favorecer o uso do produto pelo cliente e ampliar a confiabilidade na sua marca.

Se você quer fazer a sua empresa crescer, saiba como um aplicativo pode ajudá-lo!