O mercado de lojas virtuais tem conquistado cada vez mais os consumidores. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), identificou que o faturamento desse setor alcançou mais de R$ 60 bilhões em 2017, representando um crescimento de 12% em relação a 2011. A tendência é de um cenário ainda mais favorável em 2018, com previsão de mais de 220 milhões de pedidos. E essa tendência não afeta apenas as lojas que atuam diretamente com os clientes, mas também o e-commerce B2B (business-to-business).
Um fator para esse crescimento é o acesso cada vez maior da população aos smartphones, pois isso simplifica a visualização das lojas virtuais. Somado a isso, também faz parte desse contexto a facilidade de comparar preços e opções em diferentes comércios. Quer compreender por que sua empresa deve investir nas vendas no mercado online? Acompanhe!
Qual é a importância de investir no e-commerce B2B?
O principal fator para a empresa traçar uma estratégia de comércio eletrônico é a necessidade cada vez maior dos consumidores realizarem o próprio pedido de compra. Se este cenário já é visto no mercado business to consumer (b2c), a tendência é a prática se propagar para as empresas.
Os profissionais querem ter acesso em tempo real aos produtos disponíveis no estoque e aos preços oferecidos. Isso facilita a comparação de valores entre lojas, prazos de entrega e métodos de pagamento. Afinal, qual é a companhia que não busca agilidade na entrega e preços acessíveis?
Outro fator para a empresa investir no e-commerce B2B é a possibilidade de sair na frente diante dos concorrentes. Poucas companhias estão investindo em lojas online, então, entrar nesse setor é uma possibilidade de explorar novos mercados e conquistar clientes localizados em diversas regiões do país.
Quais são os principais motivos implantar uma loja virtual?
Depois de compreender a importância do e-commerce B2B, é hora de conhecer as principais vantagens de adotar essa estratégia:
1.Aumento da lucratividade
Os millennials são os novos profissionais do mercado e estão acostumados a satisfazer os seus desejos em lojas online. Com a inserção deles no ambiente de trabalho, o perfil de negócios começou a mudar.
Logo, esse público também busca resolver os problemas da empresa no comércio eletrônico. Isso deixa o processo de pesquisa e compra muito mais rápido, permitindo que eles realizem outras demandas da organização.
A loja virtual ainda contribui para ampliar a lucratividade do negócio, uma vez que a companhia pode vender para qualquer região do país.
2.Automação de tarefas
Um e-commerce B2B demanda menos investimento em equipe profissional. Muitas tarefas podem ser automatizadas ao integrar a plataforma virtual aos sistemas de gestão. Isso diminui os custos do negócio e aumenta a eficiência dos processos.
3.Loja aberta 24 horas
Uma empresa tradicional atua em horário comercial, ou seja, oferece um período restrito de atendimento aos clientes. Em contrapartida, a loja virtual permite que o público realize as compras em qualquer momento do dia.
Em grandes centros urbanos, por exemplo, já é comum o funcionamento das organizações em diferentes horários. Logo, se a sua companhia atua em um período limitado isso pode prejudicar as vendas. O comércio online tem esse potencial de facilitar as compras em diferentes períodos do dia, sem a necessidade de realizar uma consulta direta ao vendedor.
4.A equipe de vendas consegue atuar de forma mais eficiente
Ainda é muito comum que os vendedores façam visitas pessoais às principais empresas atendidas. Contudo, isso demanda gastos com viagens, ligações e ocupa muito o tempo dos profissionais.
Ao investir no e-commerce B2B, os vendedores podem atuar de uma maneira diferenciada e em parceria com a equipe de marketing. Juntos, eles conseguirão traçar estratégias para atrair mais clientes para a loja virtual a fim de atender um público cada vez maior. A plataforma de comércio eletrônico possibilita um conhecimento do perfil do cliente e amplia as oportunidades de criar estratégias de divulgação específicas para ele.
Diante desse contexto, é possível perceber que investir no e-commerce B2B aumenta as oportunidades de negócio e a visibilidade da sua marca.b
Quer compreender melhor como funciona a implantação de uma loja virtual? Confira o passo a passo que preparamos!