6 formas para diminuir o abandono de carrinho no e-commerce

6 formas para diminuir o abandono de carrinho no e-commerce

Apesar da aparente simplicidade de se comprar online, vender pela internet não é tão simples assim. De acordo com um levantamento do site Statista, durante o primeiro trimestre de 2019, apenas 2,72% das visitas a sites de comércio eletrônico de todo o mundo foram convertidas em compras!

Uma parte dessa maioria de visitantes que acessa os e-commerces para “dar só uma olhadinha” até coloca produtos no carrinho de compras online, mas também sai sem adquirir nenhum artigo. No Brasil, segundo a pesquisa E-commerce Radar de 2017, a taxa de abandono de carrinho de compra era de 82%.

O número assusta, mas é possível tomar algumas precauções caso você já tenha ou queira criar uma loja virtual em que essa taxa de abandono seja menor. Por isso, separamos seis dicas para te ajudar a ter mais conversões no seu e-commerce! Vamos nessa?

1. Tenha uma estratégia de frete

Um estudo do site Moosend indica que a maior dor do cliente que abandona o carrinho de compra online é o frete, pois 60% dos consumidores desistem da compra quando veem prazos ou preços que lhes desagradam.

Por isso, você pode criar uma estratégia de frete grátis para compras acima de determinado valor ou repassar parte do valor do frete para o preço do produto. Assim, o cliente não toma aquele balde de água fria ao ver um preço exorbitante para a entrega.

Outro ponto que você pode trabalhar é a respeito do prazo de entrega. Muitos dos clientes ficam impacientes ao ter que esperar muitos dias para receber suas compras. Então, você pode diminuir essa ansiedade disponibilizando uma opção de retirada do produto em algum ponto físico.

Mais uma dica importante a respeito do frete é a de não trabalhar apenas com uma transportadora. Ter mais de uma opção pode te ajudar a encontrar custos e prazos menores e, consequentemente, diminuir alguns dos problemas que geram um grande abandono de carrinho de compra no e-commerce.

2. Facilite o checkout

Para 28% dos consumidores consultados pelo Moosend, a dificuldade no processo de checkout é um fator que desencoraja a compra. Melhorar essa parte da experiência do visitante no seu e-commerce pode ajudar a aumentar as conversões.

A primeira coisa que você pode fazer a esse respeito é não exigir muitas informações do comprador. Peça apenas o essencial, como nome, telefone,  e-mail, CPF, endereço de entrega e dados para pagamento.

Além disso, você pode disponibilizar a opção de importar os dados das contas do Facebook ou do Google. Dessa forma, com poucos cliques, o usuário já terá fornecido os dados para terminar a compra.

Por fim, deixar claro quais são os passos que ele terá que completar para finalizar o pedido pode encorajá-lo. Para isso, mostre uma barra com o passo a passo do checkout enquanto ele passa por cada uma das etapas.

3. Mostre que seu site é seguro

Quando se trata do próprio dinheiro, o consumidor é um ser desconfiado. Por isso, muitas vezes, se não sentir segurança, vai abandonar o carrinho de compras online no seu e-commerce.

Para amenizar essa suspeita, certifique-se de que seu site é seguro. Por meio do certificado SSL você garante que os dados do seu cliente estarão protegidos. Essa tecnologia de criptografia é normalmente identificada por um cadeado do lado da URL do seu site e pelo prefixo https://.

Além disso, mostre ao consumidor que ele tem com quem falar caso precise de algo e que pode trocar os produtos se quiser. Deixar os canais de atendimento e as políticas de troca facilmente acessíveis são apenas algumas ideias para diminuir o abandono de carrinho, uma vez que o cliente fica mais tranquilo.

Por fim, ter depoimentos de clientes no seu site e nas redes sociais da sua marca vão mostrar que sua loja realmente entrega o que prometeu. A prova social funciona como um gatilho mental e encoraja a compra.

4. Facilite a navegação

A experiência do usuário na sua loja virtual deve ser positiva para que ele encontre o que quer e se sinta confortável para comprar. Para isso, você deve se preocupar com alguns fatores.

O primeiro deles é garantir que seu site carregue rápido e seja de fácil navegação. As imagens não podem demorar para aparecer e os menus de categorias e produtos precisam ser claros. Se o cliente não conseguir abrir uma página ou não encontrar o que busca, pode ter certeza que ele vai procurar no site do concorrente!

Por fim, certifique-se que seu site funciona bem em mobile. De acordo com uma pesquisa da eBit e da Nielsen, as transações feitas pelo celular no Brasil já correspondem a 43% das vendas online!

5. Seja transparente

O levantamento da Moosend aponta que 23% dos visitantes de e-commerce que abandonam o carrinho de compras online o fazem ao se depararem com custos adicionais.

Para evitar essa surpresa, deixe claro para o cliente desde o início quais são todos os custos com os quais ele terá que arcar. É claro que milhares de taxas extras também podem desanimar alguém que está disposto a comprar, mas você pode embutir no preço do produto uma parte desses extras.

Dica extra: envie e-mails de abandono de carrinho

A dica extra é para o caso de clientes que já abandonaram o carrinho, mas que ainda podem comprar no seu site. O estudo da Moosend mostra que e-mails de carrinho abandonado têm uma taxa de abertura média de 45%.

Dos usuários que abrem os e-mails, 21% clicam nos links e, desses, metade compra os produtos que havia abandonado no carrinho inicialmente. Com essa estratégia, para cada 100 carrinhos abandonados, você ainda consegue 11 conversões. Nada mal se considerarmos que, sem o e-mail, você não teria nenhuma, não é?

Inevitavelmente, alguns usuários vão abandonar os carrinhos de compras online. Mas, com essas adaptações no seu e-commerce, você pode garantir que essa taxa seja cada vez menor. Então, está pronto para aumentar as conversões na sua loja virtual?

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de e-commerce da América Latina em lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

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