O proprietário de uma loja física ou virtual precisa estar sempre atento às mudanças do mercado para continuar vendendo. Conhecer as principais tendências do varejo 2019 é a melhor forma de conseguir oferecer produtos de qualidade e um atendimento que atende às expectativas do cliente.
Que tal conferir como se preparar para disputar espaço entre tanta concorrência? Acompanhe!
5 tendências do varejo para 2019
1. Atenção à experiência de compra
Já passou do tempo em que a única preocupação de um lojista era adquirir e vender produtos com preços atrativos ou qualidade diferenciada. A principal tendência do varejo para 2019 é proporcionar uma experiência valiosa para o consumidor.
Sendo assim, é fundamental pensar em como humanizar o atendimento para aproximar o cliente da loja, independentemente se ela é física ou virtual. Você pode oferecer dicas de moda, auxílio na combinação de looks, ter uma costureira à disposição para fazer ajustes ou manter um café ou bar anexo à loja.
A experiência de um e-commerce já é um pouco diferente e deve considerar muito a usabilidade da página e a velocidade de carregamento para dispositivos móveis. A marca de artigos esportivos REI conseguiu ir além: o consumidor que acessa o site e ainda tem dúvidas sobre o produto pode visitar a loja e receber dicas com especialistas. Essa é uma forma de proporcionar uma experiência personalizada. Veja também o exemplo de como apresentar dicas de looks no website:
2. Uso de marketplaces
Eles funcionam como vitrines de produtos ou serviços de diferentes empresas. A vantagem é que o pequeno empreendedor consegue ampliar a sua exposição nos canais online e atrair mais clientes.
No Brasil, os principais exemplos de marketplaces são as Lojas Americanas e a Magazine Luiza. Elas não vendem apenas produtos da marca, mas de fornecedores parceiros. Assim, o cliente pode comparar preços e calcular a taxa de entrega, escolhendo a opção que mais lhe agrada.
O Uber também é um exemplo de marketplace, só que de serviços. Ele interliga passageiros aos motoristas e oferece diferentes opções de pagamento para os usuários.
3. Integração com a tecnologia
Grandes redes já estão utilizando os assistentes virtuais para melhorar o atendimento no varejo. As lojas virtuais, por exemplo, conseguem integrar o chatbot nos sites e redes sociais da empresa.
A tecnologia também estará presente em algumas lojas físicas com o uso de sistemas que oferecem dicas de moda para o cliente. O espelho interativo, por exemplo, já foi instalado na Hering Experience, em São Paulo. Ele permite que o cliente melhore a qualidade da luz, solicite peças e sugestões de combinações de looks.
4. Ofertas customizadas para o cliente
A inteligência artificial já permite que o e-commerce colete dados do consumidor para apresentar ofertas que são relacionadas ao seu perfil de compra, bem como compreender em qual etapa do funil de vendas ele se encontra.
Ao utilizar essa tecnologia, a empresa consegue melhorar a experiência no website, ofertar promoções que sejam do interesse do cliente e ampliar o potencial de vendas.
5. Facilidade e agilidade na entrega
O proprietário de um e-commerce precisa oferecer um prazo rápido de entrega com um preço justo de frete ou até mesmo gratuito. O consumidor jovem não tem paciência e quer as coisas “aqui e agora”.
Portanto, é fundamental avaliar como as tecnologias podem aprimorar os processos logísticos. Grandes redes já utilizam a estratégia Omnicanal, que integra ambientes físicos e online.
No Brasil, temos esse exemplo em lojas como Casas Bahia e Magazine Luiza. Como funciona? O cliente pode realizar uma compra online e buscar o produto na loja física. Dessa forma, ele não precisa esperar muito tempo para receber o produto e ainda não paga taxa de entrega. Em alguns casos, também é possível fazer a devolução ou troca de mercadorias no endereço físico.
Contudo, é importante compreender que o estabelecimento precisa integrar as informações para conseguir oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor.
Será que a sua empresa está preparada para acompanhar as tendências do varejo para 2019? Como você pode notar, a tecnologia tem um papel fundamental no mercado e cada vez mais o mundo físico será integrado ao virtual.
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