Blog da TwoWeb Digital sobra Marketing Digital, SEO e vendas...

Conheça 5 tendências para e-commerce em 2020

Você acompanha todas as novidades sobre o comércio eletrônico? A cada ano surgem novas tecnologias para dar mais eficiência e agilidade aos processos das empresas, e para as lojas virtuais isso não é diferente. Por isso, é muito importante acompanhar as principais tendências para e-commerce para você conseguir sair na frente dos principais concorrentes e melhorar a experiência do cliente.

Neste post, listamos 5 tendências para e-commerce no próximo ano. Fique ligado, pois elas já estão entrando no mercado brasileiro!

1. Inteligência artificial é tendência para e-commerce

A personalização das ofertas aos usuários é uma tendência cada vez mais presente nas lojas virtuais. Isso porque já existem modelos de software com inteligência artificial, permitindo uma análise do histórico de compras do usuário e indicação de produtos com o perfil do cliente.

Essa personalização da experiência de compra ajuda a aproximar o cliente da loja virtual, criando empatia e relacionamento. Também é uma oportunidade para direcionar ofertas e cupons que se convertem mais facilmente em vendas. De acordo com uma pesquisa da Dynamicyield, 96% dos executivos reconhecem a importância e os benefícios de apresentar ofertas especializadas para o cliente. Contudo, mais de 36% dos participantes afirmaram que não conseguem, de fato, oferecer uma experiência personalizada. Logo, ainda há muito mercado para ser explorado pelas lojas virtuais.

2. Pesquisa por voz

Um estudo da iProspect identificou que 41% dos brasileiros realizam buscas por voz nos smartphones. A pesquisa também identificou que os usuários latino-americanos utilizam mais essa tecnologia do que a média mundial. Logo, as lojas virtuais também precisam estar preparadas para atender esse público. Afinal, essas tecnologias estão cada vez mais “inteligentes” e deve existir um crescimento na utilização da voz para pesquisas na web.

3. Diferentes opções de entrega

Os clientes estão cada vez mais exigentes e querem que os produtos sejam entregues com muita agilidade. Sendo assim, uma forte tendência para e-commerce é otimização da logística para diminuir o tempo de entrega de uma mercadoria. A Amazon, por exemplo, já está testando robôs autônomos para realizar entregas em trechos curtos com o objetivo de reduzir os atrasos e os custos do frete.

4. Chatbots

Os chatbots estão na lista das principais tecnologias já adotadas pelos negócios para melhorar a experiência do cliente na loja virtual. Os robôs estão cada vez mais inteligentes e têm como vantagem a capacidade de lidar com inúmeras tarefas ao mesmo tempo.

O principal benefício de implementar um chatbot no seu e-commerce é a possibilidade de destinar o colaborador para uma tarefa mais importante. Isso possibilita a redução de custos e favorece o crescimento do negócio.

5. E-commerce B2B

Se você pensava que o comércio eletrônico era direcionado apenas para o consumidor, está muito enganado. Muitas empresas já estão investimento no e-commerce B2B como forma de ampliar o faturamento.

Uma pesquisa da Frost e Sullivan identificou que o as vendas em lojas virtuais para o mercado B2B devem alcançar mais de 6 trilhões de dólares em 2020. Então, já dá para imaginar como esse pode ser um bom negócio para quem deseja investir nesse mercado, certo?

O que achou dessas tendências para e-commerce em 2020? A dica extra de hoje é: fique atento a este mercado e prepare o seu negócio para acompanhar essas mudanças. Quer saber mais sobre tecnologia e empreendedorismo? Assine a nossa newsletter e receba dicas em primeira mão!