O termo original da ferramenta é Google My Business. Ela reúne funcionalidades gratuitas para facilitar a divulgação de pequenas e médias empresas no mundo digital. Por isso, o Google Meu Negócio é uma excelente plataforma para atrair clientes para a organização.
A ferramenta facilita a identificação da empresa nas buscas do Google, reunindo informações sobre o horário de funcionamento e os produtos oferecidos pelo negócio. Ficou curioso para saber como utilizar essa plataforma? Acompanhe!
Por que utilizar o Google Meu Negócio?
Uma pequena empresa tem recursos limitados para investir em campanhas de marketing para atrair clientes. O problema é que a concorrência está cada vez maior, o que exige mais preparo dos empreendedores.
Uma análise realizada pelo Sebrae estima que 1,5 milhão de organizações devem ser criadas em 2019, considerando apenas microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.
Isso é muito bom para a economia do país, visto que 98,5% das empresas brasileiras se encaixam nesse perfil.
Contudo, para o pequeno empreendedor os dados significam aumento de competitividade e criam certa urgência para obter destaque no local de atuação.
É diante desse contexto que o Google Meu Negócio se transforma em uma ferramenta essencial para quem busca atrair clientes para a marca. A plataforma é gratuita e cria um espaço exclusivo para o empreendedor. Os consumidores passam a encontrar a empresa por meio de pesquisas simples no buscador e no Google Maps.
Não importa se você atua no mercado B2C (business to consumer) ou B2B (business to business). A plataforma tem eficácia para os diferentes públicos e pode contribuir muito com o crescimento da rentabilidade da pequena empresa.
Quais são as vantagens de utilizar a plataforma?
Ainda está em dúvida se cria um cadastro na ferramenta? Entenda os benefícios que a solução proporciona:
Profissionalização do negócio
Qual é a primeira coisa que você faz quando deseja encontrar um produto ou serviço? Abre o Google e digita o que precisa, certo? Uma empresa que não aparece nas indicações de pesquisas gera suspeita para os consumidores. Afinal, hoje em dia entende-se que “tudo está no Google”.
Sendo assim, uma vantagem de criar um cadastro no Google Meu Negócio é a oportunidade de profissionalização da empresa. O cliente consegue encontrar o número de telefone para entrar em contato, verificar as opiniões de clientes e o endereço.
Ganho de credibilidade
Uma empresa cadastrada na ferramenta consegue obter mais credibilidade perante o público. Em vez de aparecer uma indicação com o CNPJ do negócio e a razão social, a organização aparece com uma espécie de ficha:
Interação com o público
A ferramenta também tem um espaço para os clientes inserirem comentários sobre a empresa. Logo, essa é uma forma de obter boas recomendações e ainda interagir com o público. Caso algum consumidor tenha uma dúvida, poderá efetuar uma pergunta e um responsável pelo negócio conseguirá respondê-la.
Também é importante inserir imagens, pois o Google informa que as empresas que adicionam fotos recebem 42% a mais pedidos de indicação de rotas no Google Maps. Elas ainda conseguem 35% a mais de cliques nos websites.
Monitoramento de dados
A ferramenta tem um painel de controle onde é possível verificar o engajamento dos usuários com o negócio. Entre as principais métricas disponíveis estão:
- identificação de novos seguidores;
- média geral de classificação dada pelos clientes;
- rotas traçadas para chegar até a empresa.
Como criar o cadastro no Google Meu Negócio?
É muito simples fazer o registro na ferramenta. Confira o passo a passo e realize o processo hoje mesmo:
- Acesse a página oficial da plataforma e acesse a sua conta. Caso não tenha, é só criar uma. O processo é bem rápido. Insira o nome da empresa no campo específico. Se ele aparecer em “sugestões”, é só clicar para dizer que é de sua propriedade. Caso contrário, siga para o próximo passo.
- Faça a identificação dos dados da empresa (rua, número, bairro, cidade e estado). Lembre-se de verificar se escreveu tudo corretamente.
- Selecione a categoria que representa o negócio da empresa e dê preferência para as sugestões indicadas pelo Google.
- Insira o link do site da empresa. Se você não tiver um, pode procurar por uma agência especializada para desenvolver o layout e as funcionalidades da página. Essa informação também pode ser acrescentada depois. Finalize o processo.
Pronto! Agora é só esperar a confirmação do Google em sua caixa de e-mail. Lembre-se de atualizar as informações sempre que ocorrer uma mudança de endereço ou número de telefone.
E aí, vai criar a sua conta no Google Meu Negócio ainda hoje? Não perca a oportunidade de atrair mais clientes para sua empresa.
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