Como recuperar o engajamento de leads inativos? Veja 6 dicas!

Como recuperar o engajamento de leads inativos? Veja 6 dicas!

Quem atua na área de marketing digital já sabe a importância de atrair e se relacionar com leads. Porém, o uso de estratégias bem direcionadas para fazer a nutrição dos contatos não impede a existência de alguns leads inativos. Com algumas estratégias simples é possível recuperar o engajamento e ampliar a sua lista de clientes.

Confira, a seguir, 6 dicas para se relacionar com as pessoas que não interagem com suas mensagens!

1. Identifique as razões da falta de engajamento

Toda ação de publicidade e marketing gera um custo para a empresa, seja com as horas de dedicação dos profissionais, a compra de anúncios ou a criação de campanhas.

Portanto, atrair e engajar leads gera um custo para o negócio, sendo necessário aproveitar ao máximo todos os contatos que se cadastram. Antes de apagar os leads frios da sua lista, estabeleça algumas estratégias para recuperar o engajamento. Lembre-se de que a pessoa se inscreveu por algum motivo e naquele momento estava interessada nas suas informações.

Então, observe a base de contatos e procure responder a algumas perguntas:

  • o que fez os leads assinarem a sua newsletter?
  • em qual campanha os contatos se cadastraram?
  • quais foram as ações utilizadas após a conversão?
  • eles abriram alguma mensagem?

2. Faça uma nova segmentação para os leads inativos

Evite enviar um e-mail geral para os contatos cadastrados. Isso aumenta a sua chance de ser considerado um spam e também diminui as taxas de aberturas e cliques. Sendo assim, faça uma nova segmentação para os leads inativos considerando a origem dos contatos. Os principais fatores são:

  • canal de atração do lead (redes sociais, blog, landing page);
  • ação que gerou a conversão.

Em seguida, separe os contatos por tags específicas e planeje um fluxo de e-mails mais personalizado.

3. Descubra o interesse dos leads

Você pode criar uma mensagem simples e direta para identificar o interesse do lead nos seus conteúdos, e assim, recuperar o engajamento. Veja o exemplo:

Olá, NOME!

Percebi que você não abre os meus e-mails há algum tempo e gostaria de saber se está tudo bem. Eu quero ajudar a esclarecer suas dúvidas, por isso, gostaria de descobrir as suas necessidades. Qual tipo de assunto você prefere?

  • tecnologia;
  • carreira;
  • outros (especifique).

Com a sua participação poderei entregar conteúdos mais interessantes para você.

4. Utilize textos criativos e personalizados

Preste atenção às respostas dos leads inativos e use-as como informação para criar conteúdos e materiais atraentes para eles. Procure utilizar uma abordagem diferente e mais próxima para recuperar o engajamento.

Você pode testar e-mails com apenas pequenos textos, separar o link de um vídeo feito pela empresa, apresentar exemplos reais de pessoas que tiveram sucesso com determinada estratégia ou ferramenta, entre outras opções.

5. Promova ações em outros canais para recuperar leads

Explore outros canais do marketing digital para ganhar a atenção dos leads inativos. Faça uma publicação customizada no Facebook, por exemplo, e segmente o público para atingir os contatos parados.

Também é possível investir no Google Ads para verificar se o contato inativo tem uma reação positiva com a sua marca. Use a criatividade e explore as ferramentas do marketing online.

6. Avise os leads inativos sobre a exclusão

Depois de criar o fluxo de nutrição, identificar os interesses dos leads e promover diferentes ações nas mídias online, é hora de analisar novamente a sua lista e identificar se houve mais engajamento.

Se você perceber que essa aproximação não trouxe um resultado positivo, é hora de tomar uma atitude mais drástica. Encaminhe um e-mail objetivo para tentar obter uma resposta dos leads frios. A ideia é identificar se eles têm interesse de continuar com o contato ou se preferem sair da lista. Esse é o ato final antes de iniciar a exclusão dos contatos.

Se nada surtiu efeito, é hora de desistir! Apague os contatos que não interagiram com a empresa e deixe a sua lista mais limpa e organizada. Lembre-se de que manter leads inativos por muito tempo aumenta o risco de ser direcionado para a caixa de spam.

Agora você já sabe o que fazer para recuperar o engajamento dos contatos. Quer aprender mais sobre o mundo do marketing digital? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

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