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Como o inside sales contribui com o aumento das vendas?

Muitos vendedores enfrentam contratempos entre o agendamento de reuniões com clientes e as negociações. Isso causa a perda de tempo dos profissionais e a ausência de entrada de recursos na empresa. O inside sales é uma estratégia de vendas mais ampla que utiliza a tecnologia para estreitar o relacionamento com os consumidores.

Muito diferente do telemarketing, ela depende de uma equipe altamente qualificada a fim de obter a redução de custos e um aumento no faturamento. Quer saber como funciona esse processo? Acompanhe!

O que é inside sales?

Essa é uma forma diferenciada de realizar as vendas para reduzir custos do negócio. O procedimento é utilizado para vendas mais complexas que demandam uma atenção e conhecimento aprofundado do vendedor, que realiza o atendimento ao cliente por meio de reuniões virtuais.

A estratégia diminui os custos da companhia porque evita deslocamentos que demandam um ticket médio mais alto. Assim, o vendedor utiliza a tecnologia para atender três clientes, por exemplo, em vez de um. Logo, o inside sales aumenta a produtividade da equipe e reduz as despesas da empresa.

Quais são os resultados obtidos com o inside sales?

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard identificou que, quando realizado de forma adequada, esse trabalho diminui os custos entre 40% e 90% nas organizações, se comparado às atividades de vendas em campo. A pesquisa também identificou outros benefícios:

Como aplicar a metodologia no negócio?

Se você se convenceu que os benefícios da estratégia são bons para a empresa, é hora de aprender como utilizar esse método. Confira:

Promova um treinamento e a integração das equipes

Treine a equipe de vendedores para o atendimento via plataformas digitais. Os profissionais precisam conhecer como funciona o método e as vantagens que ele fornece para eles e a organização. Crie simulações do processo para que todos saibam agir da forma adequada na hora de realizar as vendas internas.

Também é importante alinhar as equipes de marketing e vendas para que todos “falem a mesma língua”. Para tanto, o gestor deve esclarecer que não existe uma disputa entre os setores, e sim que o trabalho em equipe pode melhorar os resultados de todos.

Defina os objetivos

Os times de marketing e vendas devem estabelecer as estratégias que serão utilizadas para atrair clientes de modo online e quais serão os principais indicadores de performance.

Os KPIs (key performance indicators) são as métricas para acompanhar o desempenho a fim de avaliar as taxas de conversão e rentabilidade. Dessa forma, é possível identificar como o trabalho dos setores contribui com a lucratividade da empresa.

Implante uma estrutura adequada

É importante dar atenção às tecnologias utilizadas pelo negócio. Os profissionais precisam de uma estrutura adequada com internet ágil, computadores de qualidade e ramais telefônicos para poderem dialogar com os potenciais clientes.

Trace um plano de transição

Os profissionais que estão acostumados a atuar em campo podem levar algum tempo para se acostumarem com o processo de inside sales. Portanto, é fundamental realizar uma transição gradual para não prejudicar a rentabilidade da companhia.

Se você está precisando ampliar a receita do seu negócio, a técnica de inside sales pode ser uma oportunidade para você.  É só seguir as dicas do post e implantar a estratégia na empresa.

Aproveite também para entender como desenvolver um plano de marketing digital para alavancar as vendas!