Você dá uma espiadinha no celular para conferir as novidades do Instagram e, quando percebe, já se passaram 5 minutos do seu dia. Depois, abre uma página de notícias e lá se foram mais 20 minutos. Quando percebe, a manhã terminou e sua produtividade não atingiu o nível máximo porque você não fez um bom gerenciamento do tempo.
Essa situação se repete com frequência na sua vida? ?
Talvez esteja na hora de conhecer os melhores métodos para fazer a gestão do tempo, tanto na sua vida pessoal como na profissional. Muitas ferramentas, inclusive, podem ser utilizadas na empresa e compartilhadas com a equipe. Que tal conferir? ?
Qual é a importância de fazer a gestão do tempo?
É muito importante saber gerenciar o tempo para dar conta de todas as atividades. Até porque não dá para criar mais horas em um dia, né?
Se você tem uma lista repleta de compromissos e no final do dia percebe que não dá conta de realizar a maioria, alguma coisa está errada. Será que você está agendando muitas tarefas para suas 8 horas de trabalho ou o problema é a forma como lida com o tempo?
Saber controlar o tempo para cada atividade é essencial para conseguir fechar novos negócios, entregar um trabalho ao cliente e mostrar resultado. Isso também ajuda a reduzir os seus níveis de estresse, pois evita que você trabalhe sempre com aquela sensação de “estou atrasado e preciso correr”. ?
Ao otimizar melhor o seu tempo você acaba ganhando mais momentos para se reunir com a equipe, ter ideias para o negócio e ainda tem aquela “margem extra” caso ocorra algum imprevisto.
Como controlar melhor o tempo para ter mais produtividade?
Listamos algumas ideias (e práticas que temos aqui na empresa) para ajudá-lo na gestão do tempo e organização das atividades. Vamos lá?
1.Organização das demandas
Se a sua empresa trabalha com muitos projetos, é primordial ter uma equipe competente e responsável. Assim, você pode utilizar uma plataforma de gestão de tarefas, como o Trello ou Bitrix 24, para administrar as demandas do dia.
2. Definição dos responsáveis
Procure realizar reuniões rápidas e objetivas para transmitir os objetivos de cada projeto e trocar ideias com a equipe. Depois desse compartilhamento de informações e definição do escopo do trabalho, é hora de delegar as tarefas de cada colaborador. Assim, as pessoas conseguem dar andamento ao trabalho e chegar a um resultado final dentro do prazo previsto. ?
3. Uso de tecnologias
Existem diferentes tecnologias que contribuem para a gestão do tempo da equipe. Algumas podem ser integradas às plataformas para marcar o período que cada colaborador utilizou em suas atividades, a exemplo do Toggl. Esse modelo de ferramenta ajuda você a controlar a produtividade do time. Ele ainda auxilia na hora de precificar os seus serviços, pois você pode utilizar como base o tempo médio utilizado nos projetos.
A ideia aqui não é limitar a sua parada para tomar um cafezinho durante o dia ou ficar fiscalizando cada colaborador, mas ajudar a equipe a ter mais eficiência e produtividade. E o melhor: terminar o dia com aquela satisfação de “dever cumprido”. ?
E aí,gostou deste artigo e está pronto para melhorar a gestão do tempo na sua empresa? Aproveite a sua visita aqui no blog e veja como a transformação digital vai ajudá-lo a ter impactos positivos no seu negócio!