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Como ganhar seguidores no Instagram

Usado corretamente, o Instagram pode ser um grande canal de publicidade visual para a sua marca. Um estudo do Socialbakers revelou que o Instagram proporciona 400% mais engajamento às marcas e celebridades em relação às curtidas no Facebook e o engajamento. Isso significa que o Instagram é um canal excelente para construir a marca para a sua empresa de e-commerce.

Como qualquer outra rede social, existem formas corretas, erradas e inteligentes de usá-lo.

Neste post, vamos apresentar a forma mais eficaz de aumentar o engajamento e conseguir seguidores no Instagram.

Use as melhores hashtags

O seu objetivo no Instagram é interagir com o seu público atual enquanto tenta fazer com que mais pessoas sigam você. Postar fotos novas, interessantes e cativantes irá satisfazer o primeiro requisito, mas para começar a crescer, você vai descobrir que marcar as suas fotos com uma hashtag será extremamente importante. Isso facilita que as pessoas encontrem as suas fotos através dos termos específicos que elas estiverem pesquisando.

Então, quais são as melhores hashtags para você usar na sua conta?

Assim como acontece no Twitter e em outras redes sociais, os usuários do Instagram usam certas hashtags em vez de outras. Se você usar as hashtags certas para as suas fotos, você terá uma probabilidade maior de atrair novos usuários e ser descoberto.

Aqui estão as 20 melhores hashtags atuais no Instagram, de acordo com o Webstagram:

O Medium também publicou uma lista bastante completa com as maiores hashtags de 2017 em inglês por categoria, tais como natureza, clima, animais, comida, música, moda, etc.

Se você deu uma olhada na lista acima e pensou: “Mas nenhuma delas se aplica aos meus produtos ou marca!”, é provável que você esteja certo.

Usar hashtags é uma coisa, usar as tags certas é outra coisa completamente diferente. É provável que as tags populares, como as listadas acima, ganhem curtidas e interações; no entanto, elas não vão aumentar o engajamento de longo prazo, ganhar seguidores no Instagram, ou, o mais importante, gerar vendas.

Se quiser marcar as suas fotos corretamente, você precisa encontrar e usar as hashtags mais relevantes. Isso significa fazer a busca de palavras-chave adequadas para garantir que você esteja usando as hashtags mais relevantes que descrevem não só a sua marca, mas também o que está sendo procurado no Instagram.

Para encontrar hashtags relevantes, você deve usar um programa online gratuito como o IconoSquare (antigo Statigram) ou o Webstagram.

Abaixo, eu usei o Webstagram para encontrar hashtags relevantes, relacionadas e populares para a minha marca fictícia de acessórios masculinos, procurando por hashtags fundamentais que estão rigorosamente relacionadas com a minha marca.

Como um exemplo, pesquisando a hashtag #ModaMasculina, eu pude ver a seguinte lista de hashtags de palavras-chave adicionais juntamente com o número de vezes que elas foram usadas (popularidade), assim como também sugestões de contas do Instagram relacionadas ao tema. Você pode inclusive entrar nessas contas e dar uma olhada nas hashtags que eles estão utilizando em seus posts.

Você deve fazer esse exercício tentando diferentes palavras-chave que descrevam a sua marca e produtos, construindo a sua lista de hashtags de palavras-chave à medida que vai postando.

Lembre-se que o Instagram permite um máximo de 30 hashtags por post. Mas isso não quer dizer que você precisa usar tantas hashtags em cada post, já que pode acabar poluindo sua publicação e irritando o leitor.

Além disso, as palavras populares vão mudando ao longo do tempo, por isso reavalie a sua lista uma vez a cada três meses para garantir que você esteja usando os melhores termos possíveis.

Dica profissional #1

Este é um truque que você pode usar na sua empresa de e-commerce. Para cada produto e categoria de produto da sua loja, faça a pesquisa de palavras-chave para ver quais são as hashtags mais populares do Instagram em relação a essas categorias de produtos. Eu descobri entre 15 e 20 hashtags populares para cada categoria fictícia de produtos da minha loja, bem como 5 a 10 tags mais populares que descrevem a minha marca e oferta de produtos em geral. Finalmente, eu também criei uma lista de hashtags específicas de locais populares que se relacionam com a minha marca.

Por exemplo, eu usaria essas hashtags se eu tivesse uma marca de pulseiras e acessórios masculinos em Brasília:

1. Hashtags de palavras-chave da marca

#modamasculina #mensfashion #mensaccessories #fashion #mensstyle #instafashion #menswear #homemoderno #modaparahomens #acessoriomasculino #acessoriosmasculinos

2. Hashtags de palavras-chave da categoria de produtos

#pulseiramasculina #pulseirismo #pulseira #pulseiras

3. Hashtags de palavras-chave de local específico

#Brasilia #Brasiliamoda #Brasiliafashion #modabrasilia #prontaentrega

Então, eu salvo todos estes grupos de hashtags em uma página no Evernote. Isso faz com que seja mais fácil e eficiente postar uma nova imagem no Instagram quando estiver fora de casa, assim já posso postar a foto otimizada para as palavras-chave mais relevantes. Posso facilmente abrir o meu Evernote e copiar as minhas hashtags padrão específicas da minha marca, produto e local para postar em cada foto.

Comece fazendo o trabalho de pesquisa das hashtags. Depois organize e salve suas hashtags mais populares e aplicáveis por categoria. Assim você vai economizar muito tempo daqui para a frente, aumentar o engajamento ganhar seguidores no Instagram.

Dica profissional #2

Se você já vem postando no Instagram por algum tempo e sente que perdeu todas essas oportunidades de construir o seu público usando hashtags de palavras-chave, não se preocupe. Você ainda pode voltar atrás e deixar um comentário com as suas novas listas de hashtags com palavras-chave. Pode ver que você vai ganhar mais curtidas no Instagram e ganhar seguidores.

Use os filtros certos

As hashtags de palavras-chave não são a única coisa na qual você deve prestar atenção. A comunidade do Instagram responde de forma mais favorável a certos filtros de fotos do que a outros. Usar esses filtros preferidos pode ter um impacto no seu envolvimento.

Seguem os 10 filtros mais populares do Instagram no Brasil, de acordo com o TecMundo:

  1. Ludwig
  2. Amaro
  3. Crema
  4. Valencia
  5. X-Pro II

Já o Canva diz que os 3 filtros do Instagram mais usados no Brasil são os seguintes:

  1. Clarendon – é o favorito em 118 países além do Brasil
  2. Valencia – é o segundo favorito em 28 países além do Brasil
  3. Juno

Porém, segundo o HopperHQ, o filtro que mais ganha curtidas e comentários é o Gingham. Por isso, não necessariamente os filtros mais usados são os que atraem mais curtidas no Instagram.

Mais importante do que os filtros favoritos das comunidades gerais do Instagram são os filtros favoritos do seu público-alvo.

O Canva, por exemplo, cita o filtro Kelvin como o mais popular para fotos de moda, e o Skyline para fotos de comida.

Que tal entrar nas contas do Instagram da sua concorrência e ter uma ideia dos filtros que eles estão usando?

Você pode usar o IconoSquare para avaliar o desempenho da sua própria conta para entender o que está e o que não está funcionando atualmente na sua conta do Instagram.

Poste nos dias e nas horas certas

Além de adicionar as hashtags adequadas e usar os melhores filtros, você também deve pensar bem no horário dos seus posts.

Analise o que tem e o que não tem funcionado bem na sua conta em posts anteriores. Ao visitar a seção de otimização do IconoSquare, você pode obter uma análise detalhada do seu histórico de posts vs. interação. Este relatório também destaca os melhores momentos do dia e os melhores dias da semana para postar.

Os círculos pretos indicam quando você costuma postar fotos e vídeos. Os pequenos círculos cinza mostram quando a sua comunidade tem interagido. Os círculos cinza maiores representam os melhores momentos para você postar.

Considere usar um programa de agendamento para programar os seus posts. Para isso, você pode usar um programa (pago) como o ScheduGram.

Roube os seguidores dos seus concorrentes

Uma das melhores formas de encontrar e ganhar seguidores no Instagram é procurar as contas do Instagram dos seus concorrentes mais próximos e interagir com eles. Essas pessoas já mostraram algum nível de interesse nos produtos que você vende simplesmente por seguir as contas dos seus concorrentes.

Então como é que você rouba de forma eficaz os seguidores dos seus concorrentes?

Você pode roubar os seguidores dos seus concorrentes mais próximos ao interagir com eles. Existem várias formas de interagir com os usuários do Instagram e, previsivelmente, quanto mais dedicação, mais seguidores e atenção você vai conseguir com isso.

Os três tipos de interação no Instagram são:

  1. Seguir um usuário
  2. Curtir uma foto
  3. Comentar em uma foto

Eu fiz um teste informal com a minha conta comercial para saber como os seguidores dos meus concorrentes responderam aos meus avanços de marketing. Eu selecionei os seguidores de um concorrente local. Como eu sei que muitos dos seguidores dele seriam locais, eu adicionei a minha cidade ao meu perfil para criar uma maior sensação de familiaridade à minha marca e aos meus futuros seguidores no Instagram.

Comecei simplesmente seguindo 100 seguidores do meu concorrente. Depois, eu segui mais 100 seguidores dele, mas também tive a preocupação de curtir uma das suas fotos. Por último, eu segui outros 100 seguidores do meu concorrente e curti e comentei em uma foto de cada um deles.

Esses foram os resultados:

  1. Seguir: 14% seguiram de volta
  2. Seguir + Curtida: 22% seguiram de volta
  3. Seguir + Curtida + Comentário: 34% seguiram de volta

Embora existam muitas variáveis e o teste esteve longe de ser científico, os resultados foram claros. Quanto mais você se aplicar e se envolver com as pessoas, mais vai ganhar seguidores no Instagram.

Posts patrocinados e críticas de produtos

Todos esses posts otimizados na sua conta são bons, mas se você realmente quiser causar um impacto, você precisa postar em outras contas maiores no seu nicho, expondo a sua marca a um público maior.

Então como é que você faz isso?

Em primeiro lugar, ao contrário das táticas acima para fazer a sua conta crescer, esta não é gratuita. No entanto, se a fizer corretamente, tem um bom valor agregado.

Para começar, você precisa fazer uma lista de grandes contas no seu nicho. Por exemplo, se você vende produtos de beleza, tente encontrar grandes contas de blogueiros e youtubers que falam sobre beleza.

Pode ser que você já esteja seguindo essas contas; caso contrário, vai ser preciso encontrá-las. Uma das melhores formas de fazer isso é usar o Webstagram e pesquisar algumas das hashtags mais próximas das palavras-chave que você descobriu no início deste post. Quando fizer uma pesquisa por palavras-chave, além de fornecer as palavras-chave relacionadas, ela também vai mostrar as melhores contas do Instagram relacionadas a elas.

Procure o seguinte nos resultados dos perfis:

Se houver um endereço de e-mail no perfil, isso normalmente significa que eles estão abertos a posts patrocinados. Envie um e-mail e pergunte os seus preços por post patrocinado. O valor por post patrocinado depende de quantos seguidores a conta tiver. Entretanto, caso esteja vendendo um produto exclusivo e original, considere enviá-lo para eles analisarem e postarem. Quanto mais natural for a foto e quanto menos se parecer com um anúncio, maior será o engajamento e a resposta.

Esse é um ótimo post patrocinado do Hugo Gloss, influenciador do Instagram. O post dele no Rock in Rio que recebeu mais de 129 mil curtidas usando a hashtag #publi! Repare que ele aproveitou a popularidade das hashtags #RockInRio e #RiR:

Outro exemplo é a startup de moda e acessórios masculinos, Bachelr, que usou essa abordagem de modo notório. Eles pagaram cerca de 50 dólares por imagem para postar fotos de bom gosto que destacavam alguns dos seus produtos em grandes contas do Instagram:

Os resultados da promoção de posts patrocinados no Instagram foi uma enchente de tráfego para a conta do Instagram e site deles, supostamente fazendo o servidor deixar de funcionar.

Ferramentas para o Instagram

Existem centenas de ferramentas que podem ajudar você na sua estratégia para o Instagram. Neste post eu mencionei as três ferramentas principais para lhe ajudar a construir o seu público e a interagir com seus seguidores.

Conclusão

Neste post, falamos sobre as formas mais eficazes de ganhar seguidores no Instagram, mas nem sempre tem a ver com números. Como acontece com qualquer rede social, a estratégia mais bem-sucedida no geral é ser autêntico e social para ganhar seguidores.

Se for usado corretamente, o Instagram pode ser um canal de publicidade visual fantástico para os seus produtos e marca, que pode levar a um fluxo de lucro para a sua empresa de e-commerce.