Já não basta escrever textos curtos e com muitas palavras-chave para obter um bom posicionamento na web. Os algoritmos do Google valorizam diferentes questões do conteúdo e podem, muitas vezes, punir o website de uma empresa quando ela não segue as regras de SEO (search engine optimization).
Quer saber como esses algoritmos podem fazer o seu website alcançar as primeiras posições no Google? Explicamos a seguir!
Conheça os principais algoritmos do Google
1. Panda
Alguns anos atrás era muito comum você receber sugestões do Google sobre páginas que não traziam conteúdos relevantes. Muitos deles eram mal escritos e repletos de anúncios para tentar vender um produto ou serviço.
Os desenvolvedores da empresa perceberam que era necessário mudar a abordagem das técnicas de SEO. Foi aí que, em 2011, foi lançado o Panda. Este algoritmo do Google confere pontuações às páginas por meio de um rastreamento que monitora as taxas de rejeição e a qualidade do material produzido.
Como não ser penalizado por ele? Veja algumas dicas:
- produza conteúdos originais e relevantes para o seu público;
- analise com frequência os seus textos e procure melhorar os materiais ruins. Caso não seja possível, elimine-os.
2. Penguim
Os pinguins são excelentes caçadores e este algoritmo do Google faz exatamente isso: efetuam uma varredura dos backlinks usados no website e identificam aqueles irrelevantes para o conteúdo. Sendo assim, ele funciona como um “caçador” de práticas inadequadas e penaliza as páginas.
Como garantir uma boa avaliação do Penguim?
- acompanhe os backlinks utilizados no website;
- monitore o uso de palavras-chave no conteúdo para evitar excessos.
Lembre-se: a ferramenta não gosta de quem procura “se destacar a qualquer custo”. O Google tem o objetivo de entregar sempre a melhor resposta para o usuário, por isso, vai penalizar cada vez mais as empresas que não se adequarem às regras.
3. Hummingbird
O Google quer entregar um resultado rápido e de qualidade aos usuários. Por isso, investe na criação e atualizações de seus algoritmos. O Hummingbird, por exemplo, consegue analisar a semântica dos conteúdos para apresentar uma resposta mais satisfatória para as pessoas.
Sendo assim, se você pesquisar pela expressão “comprar um imóvel”, ele provavelmente vai buscar também pelas palavras “casa”, “apartamento” e a sua localização geográfica.
Como não ser penalizado pelo Hummingbird?
- utilize termos semelhantes à palavra-chave para melhorar a semântica dos textos;
- produza materiais esclarecedores para os leitores.
4. Pigeon
Esta é uma ferramenta do buscador que beneficia todas as organizações, inclusive as pequenas e médias. O Pigeon foi criado para dar relevância às buscas locais. Por isso, se você procura por “restaurante japonês” o Google apresenta opções próximas a você.
Isso não é incrível? Isso permite que sua empresa se destaque no cenário regional. Conheça algumas dicas para ter resultados melhores:
- faça a otimização do website;
- tenha um cadastro no Google Meu Negócio.
Enfim, esses são apenas alguns algoritmos do Google que influenciam no resultado da sua estratégia de marketing digital. É importante compreender como eles funcionam para saber construir conteúdos de qualidade na web.
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