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Como fazer a migração da plataforma de e-commerce?

Você tem uma loja virtual, mas ela não apresenta um bom índice de vendas? A principal razão pode estar no desempenho da sua plataforma de ecommerce. Se o sistema de administração é ruim e os clientes têm dificuldade de visualizar os produtos, o processo de negociação se torna muito mais difícil.

Fazer a migração pode ser uma oportunidade de atrair mais consumidores para a loja online e garantir o funcionamento adequado do serviço nas datas mais expressivas do ano. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

Como escolher uma nova plataforma de ecommerce?

Algumas infraestruturas para criação de lojas virtuais têm planos mais baratos para quem deseja começar um negócio, porém, quando o empreendedor decide ampliar suas ofertas passa a enfrentar dificuldades. Esse é um indicativo de que está na hora de mudar a plataforma de ecommerce.

Uma infraestrutura de código fechado (SaaS) disponibiliza mais recursos para o empreendedor. Ele consegue criar um layout para a página, adicionar ferramentas e proporcionar uma boa experiência ao usuário. Se você enfrenta problemas nesses quesitos, talvez esteja na hora de repensar sua estratégia.

Como funciona a migração da infraestrutura?

É fundamental buscar o apoio de uma empresa especializada na hora de migrar a plataforma da loja virtual. A organização será responsável por fornecer orientações durante todo o processo e auxiliar na escolha do melhor modelo de infraestrutura de acordo com o perfil do negócio.

Além disso, o parceiro poderá realizar o backup dos dados em servidores em nuvem. Dessa maneira, você garante a continuidade das atividades e mantém o cadastro de clientes da loja. Confira outras ações fundamentais:

Manutenção da URL

O visitante procura facilidade na hora de fazer pesquisas em lojas virtuais. Por isso, é necessário realizar o redirecionamento das URLs antigas para a nova plataforma de ecommerce. Se você escolheu um bom parceiro, ele se encarregará de desenvolver esse trabalho.

Preocupação com SEO

A nova infraestrutura da loja online deve suportar a integração com o Google Analytics e aplicação de estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Também é fundamental que ela seja responsiva, pois isso melhora os critérios de ranqueamento do Google.

Essas características são as principais responsáveis por levar visitantes para o comércio eletrônico. Além disso, uma plataforma robusta facilita a criação de relatórios de vendas e o monitoramento de cliques em “adicionar ao carrinho”.

Planejamento de marketing

Alguns prestadores de serviços fornecem orientações para a sua empresa elaborar um plano estratégico de marketing nas mídias sociais. Eles unem o uso correto da URL, os canais adequados para divulgação e fazem o monitoramento de acessos na página. Com isso, é possível atrair e reter clientes com mais facilidade, gerando um impacto significativo na lucratividade da loja virtual.

Suporte especializado

Verifique se o seu fornecedor disponibiliza um auxílio após a migração da plataforma. Afinal, podem surgir algumas dúvidas sobre o uso das funcionalidades nos primeiros meses de uso.

Portanto, fique atento a esse detalhe para assegurar o bom funcionamento do seu comércio eletrônico.

Enfim, faça uma avaliação geral sobre a infraestrutura utilizada no momento e busque uma plataforma de ecommerce flexível para que ela acompanhe o crescimento da sua empresa. Se precisar de ajuda nesse processo, é só entrar em contato com a nossa equipe!