Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, muitos iniciam um negócio sem saber como lidar com a burocracia e a gestão contábil. Para agravar um pouco mais a situação, o sistema tributário brasileiro é complexo e demanda um conhecimento mais aprofundado sobre questões como regime tributário, impostos a pagar, entre outros. Precisa de ajuda na contabilidade para e-commerce? Separamos algumas dicas para você dar os primeiros passos:
4 dicas de contabilidade para e-commerce
Listamos algumas situações que você deve ficar de olho no dia a dia. Veja:
1. Regularidade da loja virtual
O primeiro fator a ser considerado na contabilidade para e-commerce é a sua regularização como empresa. É necessário criar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na Junta Comercial e na Prefeitura do local onde o negócio funciona.
É por meio da criação do CNPJ que você conseguirá emitir nota fiscal, ter acesso a financiamentos bancários e adquirir produtos de fornecedores.
2. Adoção do regime tributário
Outro aspecto que não pode passar despercebido é o regime tributário. O cadastro é relacionado ao faturamento do negócio e previsão de lucros. Entenda um pouco mais:
- Simples Nacional – microempresas e empresas de pequeno porte podem participar desse regime tributário desde que tenham um faturamento de até R$ 360 mil ao ano para as micro, e R$ 4,8 milhões para as de pequeno porte;
- Lucro Presumido – essa é uma maneira mais fácil de apurar os impostos e pode ser utilizada pelas empresas que não têm um serviço de contabilidade.
- Lucro Real – geralmente essa categoria é adotada por organizações com muito controle das operações financeiras, pois os tributos devem ser pagos mensalmente com base no faturamento.
3. Registro e gestão das informações
O gestor de uma empresa precisa ter conhecimento sobre as entradas e saída de caixas, percentual de lucro sobre as vendas e custos do negócio. Portanto, faça um registro diário das movimentações financeiras, notas e recibos.
Uma maneira de fazer esse controle é o com o uso de planilhas de Excel. Muitos contadores, inclusive, utilizam essa ferramenta para criar fórmulas e fazer somas de forma rápida. Todavia, é necessário se lembrar de utilizá-las, caso contrário, muitas informações serão esquecidas.
Utilizar uma plataforma de controle financeiro é a melhor maneira de armazenar e gerenciar as informações. Muitas ferramentas permitem a integração bancária, emissão de boletos, notas fiscais e criação de relatórios. Assim, fica muito mais fácil de avaliar o rendimento do negócio.
4. Atenção ao fluxo de caixa
É fundamental compreender que nem todo o dinheiro que entra é lucro. O valor que entra no banco deve ser utilizado para pagar contas, adquirir produtos e manter a equipe de funcionários.
Logo, o fluxo de caixa é um aspecto muito importante da contabilidade para e-commerce. Avaliar esses dados permite decidir quais investimentos podem ser feitos ou os gastos que devem ser cortados. Procure fazer uma análise semanal sobre esse fator para identificar se os preços cobrados estão adequados ou se é necessário realizar algum ajuste.
Enfim, fazer a contabilidade para e-commerce exige muito controle sobre o fluxo de caixa e organização das informações. Gostou deste artigo e quer saber mais sobre boas práticas para loja virtual? Conheça a importância de utilizar o Google Shopping!