A inteligência artificial (IA) está mudando a relação entre as máquinas e os homens. Ela está presente em diferentes áreas de negócios e já faz parte do marketing digital (sim, ela está nas redes sociais!).?
Com a IA é possível direcionar as campanhas para o público ideal, atrair leads mais qualificados para a empresa, gerar interação com um visitante, entre outras situações. Quer ver de perto como a inteligência artificial pode contribuir com o seu negócio? É só ficar ligado nas dicas a seguir! ?
O que é inteligência artificial?
O conceito pode ser compreendido como a capacidade de aprendizado das máquinas. Elas entendem determinadas situações a partir de exemplos e ensinamentos e conseguem tomar decisões com base nessas informações. A inteligência artificial, então, funciona como um mecanismo que simula a inteligência humana e auxilia em diferentes tarefas do dia a dia.
Como a inteligência artificial funciona nas redes sociais?
A IA já foi aplicada em diferentes plataformas digitais e apresenta algumas funcionalidades distintas. Veja:
Anúncios
Ao fazer um anúncio pelo Gerenciador de Negócios do Facebook, por exemplo, você consegue selecionar para quais perfis de usuários ele será exibido. Mais importante do que isso, é a capacidade que a plataforma tem de interpretar as informações transmitidas e gerar diferentes modelos de anúncios para as pessoas, com base nos dados informados por elas, nas páginas visitadas e cliques realizados. ?
Chatbot
O Facebook também tem a funcionalidade de resposta automática para o usuário que entra em contato com a empresa. Você consegue cadastrar modelos de frase padrão e opções de ações a serem executadas pelo cliente por meio do chatbot. É claro, ainda há espaço para a interação entre as pessoas. Afinal, essa é apenas uma forma de não deixar o cliente sem uma resposta imediata. ?
Limpeza de informações
O Facebook também utiliza a inteligência artificial para identificar conteúdos impróprios em sua rede, antes mesmo que eles sejam denunciados por usuários. Sendo assim, a plataforma inicia a “faxina” na rede e depois uma equipe avalia cada caso.
A empresa também anunciou recentemente que mostrará para os usuários quais são as notícias falsas. A ideia é acrescentar ainda links de agências que explicam os principais motivos de ser uma “fake News”. Muitos desses conteúdos também passarão por uma avaliação antes mesmo de serem divulgados para as pessoas. O objetivo é evitar o compartilhamento de notícias inverídicas. ?
Algoritmos inteligentes
Já faz algum tempo que as plataformas Facebook e Instagram têm algoritmos inteligentes para valorizar os perfis mais acessados pelos usuários. É por isso que você passa a receber mais informações daquelas páginas que curte, compartilha ou comenta mais. ?
Os algoritmos dessas redes sociais também usam a inteligência artificial para fazer a recomendação de amigos que podem ser do seu convívio social. Afinal, o principal objetivo é conectar e gerar a troca de informações entre as pessoas. ?
Pois é, as redes sociais utilizam cada vez mais a inteligência artificial para melhorar a performance e os materiais apresentados aos usuários. Quer entender mais sobre marketing digital? Então dá uma espiadinha neste conteúdo: o que a Netlix tem a ensinar sobre Marketing Digital e Negócios! ?