A data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro promete movimentar as lojas e sites de e-commerce. A expectativa de vendas para o Natal 2018 aumentou com a queda da inflação e o otimismo dos consumidores.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acredita em um crescimento de 2,8% nas vendas, considerando um cenário nacional. Em Santa Catarina, a expectativa é ainda maior. Quer entender melhor essa perspectiva? Acompanhe o artigo!
Expectativa de vendas em Santa Catarina
O comércio catarinense está com boas perspectivas para o Natal 2018. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC entrevistou comerciantes e identificou que 71,03% das pessoas acreditam no aumento das vendas em relação ao ano passado.
Muitos avaliam que haverá um crescimento de até 5% no estado, considerando que o valor médio de gasto por pessoa será de R$ 235,71. Diante dessa visão, os estabelecimentos precisam se preparar para oferecer itens de qualidade aos clientes. Entre os produtos mais procurados pelos consumidores estão:
- vestuário;
- acessórios;
- calçados.
Natal 2018 deve ter maior procura em lojas virtuais
Em 2017, o e-commerce teve um alto índice de vendas durante a data festiva, chegando a faturar R$ 8,7 bilhões. O valor representou um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.
A tendência é o mercado se comportar de forma parecida no Natal 2018, em virtude das ofertas diferenciadas na internet que disponibilizam melhores descontos do que as lojas físicas. Além disso, o comércio eletrônico costuma oferecer uma gama maior de produtos e marcas aos clientes.
Cuidados para o e-commerce vender bem no Natal
Antes de efetuar uma compra, o consumidor realiza pesquisas em diferentes canais para se certificar de que está adquirindo o melhor produto pelo menor preço do mercado. Portanto, uma loja virtual deve ter alguns cuidados para oferecer uma boa experiência durante toda a visita ao site. Confira:
Velocidade de carregamento da página
Tanto os usuários da web como o Google valorizam a rapidez no carregamento de um site por meio de um computador ou smartphone. Por isso, o gestor da loja virtual deve verificar a velocidade da página e promover as melhorias indicadas pela ferramenta de análise. Essa medida aumentará o tempo de permanência do consumidor no website e o interesse dele em finalizar uma compra.
Segurança robusta
Um e-commerce deve investir em uma infraestrutura robusta de proteção das informações dos clientes. O certificado SSL (Secure Socket Layer) faz a criptografia dos dados transmitidos na web para evitar que eles sejam roubados e usados para fraudes.
Ofertas de descontos
Os clientes já esperam por promoções especiais em uma loja virtual. Por isso, o gestor deve verificar as possibilidades de criar descontos para atrair potenciais consumidores. Também é importante oferecer cupons para quem realizar a primeira compra na página, pois isso estimula que a pessoa retorne em outra oportunidade.
Lembre-se também de realizar uma campanha de marketing para divulgar as ofertas especiais e atrair potenciais compradores para o e-commerce.
Enfim, o comércio está com uma boa expectativa de vendas no Natal 2018. Quem estiver mais preparado para atrair clientes e fechar negócios poderá lucrar mais nessa data. Gostou das nossas dicas? Saiba como fazer fotos de qualidade para a sua loja virtual!