O sonho de muitos gestores é ter vendedores incansáveis atrás de metas e prospectando clientes. Há muitos desafios nesse setor e a concorrência cresce a cada dia, o que torna mais importante a gestão de vendas e da equipe.
Para tanto, você precisa acompanhar o desempenho de cada colaborador, determinar metas atingíveis e estruturar o time comercial. O modelo de gestão inside sales, por exemplo, tem uma estrutura escalável e otimiza o tempo do vendedor porque reduz os deslocamentos e deixa o processo mais dinâmico. Ficou interessado e quer saber mais? Explicamos sobre este assunto a seguir!
Como aplicar o método inside sales?
Esse modelo de gestão de vendas proporciona muitas vantagens para o negócio. Entre elas estão o ganho de produtividade com o acompanhamento de diferentes clientes ao mesmo tempo, a diminuição de custos com viagens, e o retorno financeiro com a identificação de prospects mais interessados pelo seu produto ou serviço.
Isso é possível porque o inside sales utiliza ferramentas tecnológicas para dar mais agilidade e eficiência aos atendimentos. Entre elas estão as soluções de videoconferência, plataformas de CRM e chatbot.
Como implementar
A metodologia é indicada para os negócios relacionados às vendas complexas, pois elas demandam mais reuniões e trocas de informações. Logo, costuma beneficiar empresas do mercado B2B (business-to-business) e produtos com valor de compra maior como cursos, tecnologias e imóveis.
A melhor forma de praticar a metodologia é por meio da integração das equipes de vendas e marketing. Este último prepara as campanhas, gera leads e faz o direcionamento de conteúdos ao longo das etapas do funil e só depois os vendedores entram em contato.
O vendedor consegue analisar os dados das plataformas digitais para identificar quais materiais foram de maior interesse para o potencial cliente, o que contribui para direcionar uma proposta mais adequada ao seu perfil. Esse modelo de gestão de vendas costuma atrair um maior número de leads, e por esse motivo as plataformas digitais são tão importantes para acompanhar a jornada de compra.
Como ter uma gestão de vendas eficiente?
Já falamos aqui da importância da integração entre os times de marketing e vendas, mas quem será o responsável por filtrar os contatos e repassá-los para o time comercial?
O mais indicado é criar uma função de Sales Development Representative (SDR) ou Representante de Desenvolvimento de Vendas. Esse colaborador faz a qualificação dos leads por meio de ligações telefônicas ou envio de e-mails a fim de compreender as suas necessidades. E só depois dessa análise o contato é repassado ao time comercial.
A metodologia contribui para a redução do tempo utilizado para gerar uma venda e no ganho de resultados para a empresa. O prospect que não está preparado para comprar permanece mais tempo com o time de marketing, para que possa esclarecer dúvidas e consumir mais conteúdo informativo.
Portanto, uma gestão de vendas eficiente consiste em integrar os times de marketing e o comercial e fazer um diagnóstico dos leads. Assim, você consegue melhorar os resultados nas negociações. Ficou interessado em conhecer mais técnicas de vendas? Veja como mapear a jornada de compra do seu cliente!