Marketing 4.0: o que é, como aplicá-lo ao negócio?

Marketing 4.0: o que é, como aplicá-lo ao negócio?

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O termo Marketing 4.0 foi criado por Philip Kotler, o pai do marketing, ao lançar um livro sobre o tema. Ele retrata o desdobramento da estratégia de promoção e divulgação do negócio no ambiente digital.

Kotler faz um panorama sobre a evolução do marketing e a importância do uso de ferramentas digitais para criar um relacionamento entre as empresas e seus clientes. Que tal continuar a leitura para compreender mais sobre este assunto e sua influência nos negócios?

Por que Marketing 4.0?

Kotler já criou diferentes livros para abordar o marketing e sua conexão com a administração de uma empresa. Com o passar dos anos, ele atualizou as informações por meio de novas versões e abordagens, como o Marketing 3.0 que fala sobre a mudança da relação entre o mercado e o consumidor.

A publicação mais recente, Marketing 4.0, foi desenvolvida para destacar mais uma transformação na área: a revolução da era digital. Segundo Kotler, muitas organizações continuarão utilizando os canais tradicionais (rádio, televisão e impressos) para promover a marca. Todavia, elas também englobarão as redes sociais e os websites em suas estratégias.

Portanto, marketing 4.0 é a capacidade de integrar diferentes plataformas para gerar impacto entre os clientes, criar um relacionamento mais próximo e estimular uma compra.

Por que e como utilizar o Marketing 4.0 na sua empresa?

O Brasil já tem mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso corresponde a 64% da população acima de 10 anos de idade. O celular é a ferramenta preferida dos usuários: 94,6% dos internautas utilizam o aparelho para buscar informações e interagir com amigos e marcas preferidas.

Diante desses números, já dá para perceber dois excelentes motivos para utilizar o Marketing 4.0: manter presença no mundo digital e estar próximo de potenciais clientes. Esse conceito também apresenta algumas características:

  • consumidor em busca de informações rápidas e precisas;
  • segmentação de perfis de clientes;
  • uso de multicanais para promover a comunicação;
  • monitoramento de dados.

Então, o que acha de conhecer as principais estratégias para chegar lá?

Aproxime-se do cliente

O novo marketing busca a aproximação com os clientes por meio de conversas e compartilhamento de experiências. Portanto, procure utilizar as redes sociais para expressar ideias. Procure descobrir o que os consumidores querem saber e promova construção do conhecimento.

Auxilie o consumidor a identificar o seu problema

As pessoas recebem inúmeras informações na web a todo momento. Sendo assim, é necessário encontrar maneiras de atrair a atenção para a marca e conquistar a confiança do cliente.

O marketing digital tem o papel de gerar conteúdos relevantes, auxiliando o consumidor a resolver o seu problema em médio e longo prazo. Muitas vezes, ele não sabe exatamente o que precisa e os materiais vão auxiliá-lo a descobrir e resolver determinada situação.

Por exemplo: um escritório contábil pode criar um blog e uma página no Instagram para falar sobre problemas no pagamento de impostos, dicas para organizar as finanças da empresa e mudanças na legislação para apresentar informações úteis ao potencial cliente.

Portanto, o marketing 4.0 faz a aproximação com o consumidor por meio do uso de plataformas digitais. Precisa de ajuda para criar estratégias no mundo online? Entre em contato e conte com a ajuda de nossos especialistas!

 

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