A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um crescimento de 2,8% nas vendas de Natal em todo o país. Os consumidores podem procurar lojas físicas e sites de e-commerce para realizar as compras de presentes para familiares e amigos.
Em 2017, as lojas virtuais faturaram R$8,7 bilhões nesse período, o que representou um crescimento de 13% em comparação ao ano anterior. Isso demonstra que o comércio eletrônico deve estar preparado para atender bem o cliente e oferecer promoções atrativas. Confira as dicas que preparamos para você!
Como preparar o e-commerce para as vendas de Natal
A data festiva está chegando e muitos gestores de lojas virtuais se concentram tanto com o concorrente que se esquecem de alguns detalhes básicos. Separamos 5 dicas para ajudá-lo a ter sucesso nas vendas de Natal:
1.Faça um bom treinamento da equipe
Se você contrata pessoas para realizar o esclarecimento de dúvidas dos clientes, elas precisam ser treinadas. O consumidor que faz compras online não tem muito tempo para esperar por uma resposta. Logo, a equipe deve conhecer os processos internos, como política de trocas e devolução do dinheiro.
Em alguns casos, o cliente também fará perguntas sobre a qualidade do produto, prazo de entrega, entre outras questões. Portanto, promova uma capacitação antes de aumentar as ações publicitárias para estimular as vendas de Natal.
2.Adote o uso de chatbot
Grandes corporações já começaram a utilizar o chatbot para melhorar o relacionamento do público com a marca. O robô inteligente faz a primeira etapa do atendimento ao cliente e o encaminha para um profissional apenas quando é necessário um conhecimento maior sobre o tema. Assim, a equipe fica disponível para realizar outras demandas da organização.
3.Cuide dos produtos e do prazo de pagamento
O consumidor está o tempo todo pesquisando preços e produtos de qualidade. Sendo assim, você precisa ter uma boa cartela de mercadorias em sua loja virtual, organizar o estoque para as vendas de Natal e oferecer bons descontos. Caso contrário, ele procurará o seu concorrente.
Também é interessante incluir uma lista de desejos no e-commerce. Por meio dela, o cliente pode salvar os itens que mais gostou e depois voltar para efetuar a compra. Essa também é uma maneira de aperfeiçoar o relacionamento com o consumidor e mostrar os produtos voltados ao seu perfil.
Além disso, lembre-se de oferecer diferentes formas de pagamento e a opção de parcelamento das compras. Esse é um período de muitas despesas para os consumidores, então, muitos podem preferir pagar em mais de uma parcela.
4.Foque na conversão das vendas
Não adianta desenvolver campanhas publicitárias para atrair clientes se o website não estiver preparado para as vendas. Sendo assim, utilize uma plataforma de e-commerce que suporta muitas visitas ao mesmo tempo e invista em recursos de segurança para proteger os dados de clientes.
Também é importante inserir pop-ups que estimulem o consumidor a fechar a compra na hora, para que ele não tenha tempo de pesquisar em outro site. É claro, isso deve ser feito com moderação.
5.Avalie a qualidade do e-commerce
Os consumidores preferem lojas virtuais que facilitam a navegação do usuário e a pesquisa pelos produtos. Portanto, tenha uma página que carrega rapidamente em dispositivos móveis e com um layout atrativo.
Se o seu comércio eletrônico não apresenta essas características, o ideal é planejar a migração de infraestrutura o quanto antes. Esses recursos serão cada vez mais importantes para obter uma boa posição no Google e também para conquistar a atenção dos usuários.
Ao seguir essas dicas, você poderá ampliar as oportunidades de vendas de Natal no seu e-commerce. Está precisando melhorar o desempenho da sua loja virtual? Saiba como funciona a migração de plataforma!