No dia 20 de Junho de 2018, o Instagram anunciou ter mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e lançou a ferramenta IGTV – uma plataforma de vídeos dentro do Instagram – com a proposta de inovar a forma como as pessoas consomem conteúdos em vídeos e bater de frente com o Youtube. A ferramenta pode ser acessada dentro do próprio Instagram ou em um aplicativo a parte, chamado IGTV do Instagram.
Durante o evento de lançamento da ferramenta, Kevin Systrom, co-fundador e CEO do Instagram, contou que a ideia de criar o IGTV surgiu de duas causas: O consumo de vídeos dentro do Instagram cresceu 60% e a queda de 40% no consumo de tv entre os jovens. Com isso, o Instagram quer se tornar, também, uma espécie de tv mobile que entrega conteúdos de forma simples e com qualidade de imagem.
Sobre a ferramenta
Qualquer pessoa pode produzir conteúdos para o IGTV. Se você tem um perfil no Instagram, pode ter um canal dentro da ferramenta em questão de segundos. Os vídeos tem que ter duração mínima de 15 segundos e máxima de 10 minutos. Por enquanto, somente contas verificadas ou com muitos seguidores podem ter vídeos com duração de até 60 minutos.
Você pode compartilhar seus vídeos pelo aplicativo mobile e pelo Instagram web. Para fazer upload de vídeos com mais de 10 minutos, use o IGTV web, disponível no seu perfil. É só acessar seu perfil na plataforma web e clicar na aba IGTV.
- Os vídeos devem ser gravados na vertical, mesmo formato dos Stories. Conteúdos que forem postados na horizontal serão cortados para o formato vertical, diminuindo a qualidade do vídeo. A intenção é ter o melhor conteúdo para ser consumido via smartphones, por isso o formato vertical.
- Você não precisa ter um canal para assistir os conteúdos dentro da plataforma. O IGTV realmente se parece com uma TV, ao clicar no ícone não é necessário buscar por um conteúdo, os mesmos já aparecem para você e estão divididos em abas: Para você, Seguindo, Populares e Continuar assistindo (onde ficam os vídeos que você não assistiu até o final).
- A ferramenta suporta vídeos com resolução 4k! A tendência é que a maioria dos smartphones grave vídeos em 4k, por isso, a ferramenta se antecipou e já disponibilizou o suporte para vídeos com a maior qualidade disponível atualmente.
- Sobre as diretrizes de conteúdos, o Instagram afirmou serem as mesmas das publicações do feed e Stories. Ou seja, conteúdos contendo discriminações, ódio, nudez ou violências serão retirados da plataforma.
- Sobre vídeos patrocinados, o CEO do Instagram Kevin Systrom não descarta a possibilidade de inserir anúncios no IGTV, porém disse que não há pressa para definir sobre.
A ferramenta veio para melhorar a forma de consumo de vídeos, já que passamos a maior parte do tempo no celular, e revolucionar o Instagram. Com certeza vai se tornar mais uma ferramenta para utilizarmos em nossa estratégia de marketing. Estamos ansiosos para saber o quanto a ferramenta vai ajudar empresas e você?
Leia também: Como criar uma estratégia de vendas no Instagram