74% dos brasileiros que fazem compras on-line utilizam o smartphone em algum momento desse processo, revela pesquisa realizada pelo SPC Brasil. 32% usam o smartphone para pesquisar sobre o produto que querem comprar; 28%, para comparar preços; 14%, para realizar pagamento; 11%, para se comunicar com a empresa; e 28% usa o smartphone em todas essas fases do processo de compra. Além disso, 33% apontam o smartphone como seu canal favorito para compras on-line; enquanto 66% preferem comprar pelo desktop e 1%, pelo tablet. A pesquisa entrevistou 815 consumidores online em maio deste ano.
Leia também: Aplicativo corporativo: 5 vantagens de ter um app personalizado
Vale destacar as diferenças de comportamento de acordo com a faixa etária. Quanto mais jovem, maior é o uso do smartphone para compras. Este é o canal favorito de 48% dos jovens entre 18 e 34 anos. Na faixa entre 35 e 54 anos, somente 31% preferem o celular. O percentual cai para 11% no grupo com mais de 54 anos.
Leia também: PWA (Progressive Web Apps) e o mínimo que você precisa saber a respeito
O mesmo é percebido na análise do uso de smartphone nos variados estágios de compra, com percentuais maiores entre os mais jovens. Aliás, no grupo de 18 a 34 anos, 39% afirmam usar o smartphone no processo completo de compra e apenas 8% declaram não usá-lo para essa finalidade. Entre aqueles com 35 a 54 anos, 27% usam durante todos os estágios e 26% nunca usam. E no grupo mais velho, somente 10% utilizam o smartphone durante todo o processo, enquanto 48% não fazem compras pelo smartphone.
Leia também: Quanto custa desenvolver um App?
Entre todos os canais de vendas, os aplicativos móveis ocupam o quarto lugar em popularidade quando os respondentes são perguntados sobre onde fizeram compras nos últimos 12 meses: sites de lojas (93%); lojas de rua (62%); shopping centers (58%); aplicativos móveis (51%); catálogos (31%); camelôs (28%); telefone (23%); Facebook (20%); WhatsApp (15%); Instagram (8%); YouTube (8%).