Existe uma ideia de que a preocupação com a presença digital é coisa das empresas voltadas para o público jovem ou das que são ligadas à tecnologia. E empresas tidas como mais tradicionais, como ficam? Hoje, você vai conferir algumas estratégias de marketing para construção civil que vão ajudá-lo a encontrar clientes na internet, mesmo que você não tenha muita familiaridade com as ferramentas.
E por que investir em marketing digital se o meu produto é físico? Algumas boas razões para isso são:
- o investimento em publicidade on-line é consideravelmente mais barato do que nos meios tradicionais;
- manter um site e páginas nas redes sociais custa muito pouco e você tem um canal de comunicação e interação aberto com seu público;
- seu cliente tem a oportunidade de encontrá-lo em sites de busca e conhecer tudo sobre o seu empreendimento sem sair de casa, tornando-se um contato muito mais qualificado do que aquele que recebe um panfleto no sinal.
E se a sua construtora ainda é pequena no ambiente digital, o que fazer para ela ser grande na web e gerar muito mais resultado? Confira agora as dicas que preparamos.
1. Tenha um site atrativo e atualizado
O site é como a sua identidade na web: se você não tem um, não é ninguém. As pessoas buscam informações adicionais na internet para fazer comparações ou entender como aquela compra vai ajudá-las. Se esse potencial cliente não consegue encontrá-lo, é provável que ele não dê tanta credibilidade ao seu produto e busque o site do concorrente.
Já tem um site? Avalie se sua página é visualmente atraente, se é adaptável à tela do celular ou se há espaço para cadastro. Renovar seu site pode ser um investimento muito baixo perto do resultado que isso pode trazer.
2. Crie sua página nas redes sociais
As redes sociais têm um enorme poder de gerar mais visitas para o seu site, promover conteúdo relevante para o seu público e ainda ser um canal de engajamento e comunicação com a empresa.
Procure conhecer a fundo o seu público para entender em quais redes sociais ele está presente. Não adianta estar no Twitter se seu público prefere o Facebook, por exemplo.
Uma vez que tenha criado sua página, estabeleça uma frequência de postagens e nada de falar apenas de si mesmo! Procure assuntos relacionados ao seu empreendimento que sejam de interesse dos seus seguidores, como decoração, dicas para financiar um imóvel, documentação etc.
3. Entregue conteúdo relevante
Investir em marketing de conteúdo atrai clientes qualificados e os retém com mais facilidade, além de ser uma estratégia muito mais barata e efetiva do que os meios tradicionais. Você pode ter um blog e postar artigos como este, produzir e-books ou ter um canal com vídeos bacanas no YouTube.
O saldo será um relacionamento muito mais próximo com o cliente, mais visibilidade on-line e, com o tempo, mais relevância para o Google e outros buscadores, que vão colocar seu site nos primeiros resultados das pesquisas.
4. Invista em links patrocinados
Se você quer ser encontrado nas pesquisas on-line relacionadas ao seu segmento, então, invista nos links patrocinados da rede de pesquisa do Google.
São eles que vão atingir potenciais clientes que estão buscando pelo seu serviço na internet. Utilize palavras-chave que estejam relacionadas ao seu serviço e capriche nas extensões utilizando boas descrições, segmentação geográfica, entre outros recursos que o Google Adwords disponibiliza para anunciantes.
5. Considere um aplicativo para mobile
Todo mundo hoje tem o celular como uma extensão do braço e sua construtora pode se aproveitar disso e criar um aplicativo para seus clientes como estratégia de marketing para construção civil.
Disponibilize conteúdo, possibilite o acompanhamento das obras em tempo real e deixe espaço para as pessoas enviarem sugestões. Isso será um grande diferencial para o seu empreendimento e garantirá não só novos contatos, mas muitos clientes satisfeitos.
Agora que conferiu essas dicas de marketing para construção civil, que tal seguir a gente nas redes sociais e acompanhar muito conteúdo bacana por lá?