De acordo com os especialistas em marketing, conquistar novos clientes têm um custo bem maior do que o investimento feito em reter os que você já tem, isso porque quando você consegue cativar o seu cliente, ele fica disposto até mesmo a gastar mais por um produto, pois, ele consegue enxergar nele um valor que está acima do valor oferecido.
Os clientes satisfeitos são os principais responsáveis pela indicação da marca aos amigos, colegas e familiares, ou seja, quanto mais indicações, melhor para as suas vendas!
Preparamos 4 dicas para você fidelizar os seus clientes:
1- Diferencial no atendimento
O atendimento é o principal ponto para que a sua relação com o cliente seja bem-sucedida.
Por isso, é importante o treinamento da sua equipe para que foque em entender com detalhes as principais dúvidas e necessidades que motivaram o contato.
O ideal é trabalhar na humanização do atendimento, evitar as mensagens automáticas e proporcionar um atendimento personalizado, fazendo com que ele se sinta especial e perceba que ele realmente é importante para a sua marca;
2 – Proporcione a ele a melhor experiência
Verifique maneiras de fazer com que seu cliente tenha uma experiência diferenciada ao adquirir os seus produtos, seja através de um bilhete ou um brinde enviado junto ao pedido despachado. Esse tipo de ação faz com que o cliente se sinta importante.
E, como falamos no início, um cliente satisfeito replica seu contentamento com outras pessoas e ainda, existe a chance de ele divulgar a foto de um brinde nas redes sociais, proporcionando que sua marca seja compartilhada para mais públicos;
3- Deixe um espaço para depoimentos no seu site
As pessoas costumam pesquisar sobre os produtos que desejam adquirir e principalmente, quando a compra é online, gostam de verificar como foi a experiência de outros usuários.
Por isso, é interessante reservar um espaço do seu site para fixar depoimentos opiniões e experiências dos seus clientes, assim, as visitas à sua página podem se converter mais facilmente em novas vendas;
4 – Preocupe-se com o pós-venda
Esse é um dos pontos mais importantes da fidelização do seu cliente, pois, agora, ele já percorreu todo o processo da jornada de compra, então, você precisa pensar em ações para fazer com que ele volte a comprar e dissemine boas referências.
Você pode fazer alguns disparos de e-mail, colher feedbacks sobre a experiência de compra, compartilhar conteúdos que sejam do interesse dele, disponibilizar cupons de desconto para que realize novas compras, etc. O importante, é manter o contato com o seu cliente ativo.
Conquistar a fidelização do público é um processo trabalhoso e demanda muito tempo, dedicação e investimento por parte da marca, porém, costuma demandar em bons resultados, principalmente levando em consideração o fator que mencionamos no início, reter custa menos que conquistar novos.
E ai, vamos colocar essas dicas em prática?