O Brasil tem quase 20 milhões de empresas registradas, considerando as micro, pequenas, médias e grandes. Como se destacar diante desse cenário? O empreendedor precisa criar sua vantagem competitiva para atrair e reter clientes para o seu negócio.
Só assim será capaz de ficar menos suscetível às crises econômicas e às mudanças do mercado. Quer saber como gerar valor para o seu negócio? É só continuar a leitura!?
Vantagem competitiva na prática
Afinal, o que é vantagem competitiva? É o valor percebido pelo seu cliente que faz optar pela sua empresa e não a do concorrente. Sendo assim, pode ser um serviço diferenciado, uma especialidade que é difícil de encontrar, a oferta de uma tecnologia inovadora.
Por exemplo: um dentista que atende só crianças pode ter uma vantagem competitiva perante os outros ao criar um consultório com equipamentos especiais e um ambiente diferenciado. Será que os pequenos vão preferir ter um atendimento com um dentista que tem um consultório tradicional ou com alguém que veste roupas mais coloridas, tem personagens em sua sala e uma didática para lidar com os pequenos? ?
Esse é apenas um exemplo de como um profissional autônomo ou uma empresa pode encontrar o seu diferencial.
Estratégias para ter vantagem competitiva para o seu negócio
Separamos algumas dicas para você se destacar no mercado. Acompanhe:
1.Analise o potencial do seu negócio
Como a sua empresa pode se diferenciar dos concorrentes? Estude com a sua equipe qual é a melhor maneira de criar uma vantagem competitiva. Você pode escolher investir na variedade de produtos, por exemplo, para sempre ser lembrado quando alguém precisa de uma diversidade de mercadorias.
Outra opção é direcionar o atendimento para um perfil de público. A Centauro, por exemplo, é uma marca lembrada por oferecer uma variedade de artigos esportivos. Logo, quem deseja adquirir um tênis, roupa para esporte ou até determinados equipamentos vai direto para essa loja.
2.Aumente o acesso dos clientes ao seu negócio
Você tem uma loja ou realiza determinado serviço, mas não divulga o seu trabalho? Perceba quantas oportunidades está perdendo! Mais de 126 milhões de brasileiros têm acesso à internet e podem realizar consultas online diariamente. ?
Portanto, invista em um website de qualidade para mostrar a sua empresa para o mundo e utilize estratégias de marketing para gerar valor para o seu negócio. Uma forma de ganhar vantagem competitiva também é atrair defensores da marca e as redes sociais são excelentes aliadas nessa tarefa. ?
Não tenha medo de se arriscar e buscar esses canais. Diferentes empresas já utilizam essas ferramentas e muitos profissionais autônomos já encontraram nelas a oportunidade de ampliar a cartela de clientes.
3.Acompanhe o mercado
Procure participar de feiras, workshops e treinamentos para acompanhar o que está acontecendo no mercado. Também é muito importante ler notícias diariamente e manter um convívio com outros empresários para ficar por dentro das mudanças políticas e econômicas do país e do mundo. Só assim será possível se destacar diante de um cenário tão competitivo e firmar parcerias para crescer.
Pronto para dar o próximo passo para aumentar a sua vantagem competitiva? Saiba como aplicar o conceito da acessibilidade digital na sua empresa!