Social Selling: explore as redes sociais a favor da sua construtora

No início, as redes sociais eram utilizadas apenas de forma pessoal. Com tanta audiência — só o Facebook tem 2 bilhões de usuários ativos — elas se tornaram poderosas ferramentas para divulgação de produtos e serviços de empresas de todos os segmentos, inclusive, para a construção civil. 

Com o tempo, as estratégias foram sendo criadas e aprimoradas, até surgir o Social Selling, que, basicamente, é o uso das redes sociais para criar e manter relacionamento com o público e, assim, gerar mais vendas. 

Para que você entenda melhor sobre o Social Selling, a seguir vamos explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe! 

Para que serve? 

O conceito básico do Social Selling é buscar a aproximação com o cliente. Mas, além de ser uma estratégia para criar e manter o relacionamento com o público, ele serve também para melhorar o processo de venda tradicional. Ou seja, utiliza as redes sociais para prospectar e qualificar clientes e potenciais clientes com ações que influenciem suas decisões de compra. 

Quais as principais vantagens do Social Selling? 

Como já mencionamos aqui, uma das principais vantagens é o alcance que as redes sociais têm. Mas não é só a audiência que é responsável pelos resultados positivos do Social Selling. Há outras vantagens que justificam a assertividade da estratégia e o aumento das vendas. Veja algumas delas abaixo: 

Segmentação de conteúdo 

De nada adianta ter milhares de pessoas visualizando seus anúncios, se grande parte delas não tem nenhum interesse pela compra de um apartamento, por exemplo. As redes sociais possuem um alto poder de segmentação, permitindo que você oriente o alcance do seu conteúdo, de acordo com o seu público-alvo. Para isso, você pode definir características, como sexo, idade, preferências, localidade etc. 

Engajamento 

O engajamento também é uma importante vantagem do Social Selling. A estratégia permite uma comunicação mais próxima e direta com seu público, tornando sua construtora mais confiável e prestativa para os clientes e potenciais clientes.

Autoridade no assunto 

Você verá no próximo tópico que uma das ações realizadas no Social Selling é a produção de conteúdo útil e relevante para o público. Com isso, você consegue tornar sua construtora autoridade no mercado, já que o público entende que você tem conhecimento profundo sobre o assunto. 

Como fazer o Social Selling? 

Com tantas vantagens e promessas de bons resultados, acreditamos que você deva estar curioso em como fazer o Social Selling, certo? Para isso, a seguir vamos mostrar algumas dicas: 

Agregue valor 

Em vez de apenas ressaltar o valor dos seus produtos e serviços, invista em conteúdos de qualidade! Crie posts relevantes para o seu público, como dicas de como escolher um bom imóvel, por exemplo. Isso não quer dizer que você não possa mencionar a sua empresa! Você pode também aproveitar o espaço (com cautela!) para mostrar lançamentos, construções em desenvolvimento etc. 

Identifique clientes 

Os seus potenciais clientes, provavelmente, estão compartilhando informações valiosas sobre eles nas redes sociais. Por isso, é importante prestar atenção no que eles estão dizendo, quais são seus desejos e necessidades. Assim, você consegue direcionar melhor suas ações de acordo com os interesses do seu público. 

Analise os resultados 

Como você vai saber se as estratégias do Social Selling têm dado certo ou não? É simples: mensurando os resultados! As redes sociais dispõem de diversas métricas para você analisar o retorno das suas campanhas. De modo, que você consiga avaliar quais as ações estão realmente trazendo bons resultados, e quais delas precisam ser aprimoradas. Além das métricas, você pode ficar de olho também no número de curtidas, compartilhamentos e comentários. 

Por falar nisso, temos um post aqui no blog mostrando 7 ferramentas que podem te ajudar a coletar métricas das redes sociais. Que tal dar uma olhada agora? Até mais!

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