Segmento industrial: com que frequência postar nas redes sociais?

Como já diria o ditado, para ser lembrado, é preciso ser visto. E hoje em dia, para ser visto, é fundamental ter uma presença digital consolidada.

Segundo o relatório Social Media Trends 2018, mais de 94% dos usuários de redes sociais verificam os conteúdos disponíveis em suas contas todos os dias. Para ser visto por seu público-alvo dentro dessa estatística, é preciso saber estruturar um bom planejamento de postagens nas redes.

Se você, do segmento industrial, quer descobrir como determinar a frequência ideal para postagens em redes sociais, este é o seu lugar! Continue lendo o artigo abaixo e descubra tudo para criar uma estratégia de atuação completa e eficaz.

Estude os hábitos de seu público-alvo

Por mais que existam alguns estudos indicando números exatos de postagens para cada uma das redes sociais, é importante, antes de mais nada, compreender que cada negócio demanda um planejamento próprio. E isso, além de depender do perfil da empresa, está ligado também ao comportamento do público a quem o conteúdo se destina.

Para que seja possível estruturar um plano de postagens dentro da realidade do segmento industrial, é preciso observar o comportamento do potencial cliente da empresa em questão.

Quais são seus hábitos? Em que horário há mais interação? Que tipo de post o cativa? Comentários sobre notícias do segmento ou respostas a dúvidas e questionamentos? Com tais informações consolidadas, é possível detalhar um planejamento de postagens adequado às necessidades e costumes do público-alvo. 

Ajuste a linguagem do segmento industrial a cada rede

Mais do que estar presente de maneira digital, é importante saber de que forma posicionar sua empresa nas redes. 

Um dos grandes objetivos das empresas do segmento industrial é gerar credibilidade e autoridade em seu nicho de atuação. Para isso, é preciso oferecer ao público informações relevantes, bem construídas e ofertadas de forma acessível, com uma linguagem clara e adequada à rede social na qual vêm sendo disponibilizadas.

No LinkedIn, por exemplo, trata-se a informação de um ponto de vista mais amplo e direcionado ao segmento de forma estritamente profissional. Já no Twitter, os 280 caracteres permitidos estimulam uma linguagem informal, direta e objetiva.

Se pensada de forma correta, a linguagem com a qual uma empresa se apresenta na rede é capaz de estimular mais interação e criar uma relação de curiosidade e confiança com os usuários da rede. Consequentemente, esse resultado permite publicar conteúdos com maior frequência sem que eles caiam no desinteresse.

Faça testes

Uma das grandes vantagens do marketing digital e do trabalho com redes sociais é a possibilidade de mensuração de resultados e análise de estratégias. E no segmento industrial a lógica não seria diferente!

Aproveite seus estudos sobre os hábitos do público-alvo, estilo de conteúdo e linguagem adequada para fazer testes. Avalie os horários nos quais há mais interatividade e engajamento com as postagens, as redes sociais que mais se encaixam no perfil do consumidor de seu negócio e elenque formas diferentes de consolidar sua presença digital.

Para ajudá-lo nesse trabalho, lance mão de diferentes métricas: tanto as disponibilizadas pelas redes quanto as do mercado e permita-se experimentar!

Atente-se aos fatos

Fique ligado em informações sobre a forma de funcionamento das redes sociais. Cada uma delas funciona sob um algoritmo diferente, e este algoritmo determina, com base em uma série de fatores, o que é ou não é relevante para o internauta. 

Para permanecer em evidência, é preciso, acima de tudo, manter-se o mais próximo possível do usuário. Postagens com maior número de interações tendem a ser mais exibidas, por exemplo. Páginas que exageram no número de posts diários geralmente são classificadas como um incômodo a seus seguidores, e, por isso, têm seu alcance reduzido. 

Com um diagnóstico preciso, atenção às mudanças no funcionamento das redes e disponibilidade para realizar testes, é possível construir um bom planejamento de postagens para o segmento industrial.

Como resultado, você coloca sua marca em evidência, posiciona-se como referência em seu nicho de atuação e caminha rumo à conversão de novos clientes e à fidelização de antigos.

Gostou das dicas sobre a atuação nas redes sociais para o segmento industrial? Que tal compartilhar este post em suas redes sociais e levar a informação adiante? 

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