E-mail marketing: uma estratégia barata e com alto retorno

Durante algum tempo, o email marketing foi sinônimo de spam e de uma comunicação intrusiva. No entanto, com as ferramentas de automação, ele se tornou um dos principais canais para uma boa estratégia de marketing digital. Isso porque a automatização permite entregar o conteúdo ideal para o público certo e na hora certa.

De acordo com o levantamento da Pew Research, 92% dos adultos online utilizam esse canal, um dado que confirma sua efetividade. Pensando em todo esse contexto e no potencial do email marketing, reunimos neste artigo as principais informações sobre o assunto. Confira!

O que é email marketing?

É um canal utilizado para a comunicação entre uma empresa e seus clientes ou potenciais consumidores. Alguns dos objetivos pretendidos são:

  • promover o engajamento e manter um relacionamento próximo com o público;
  • fortalecer a marca para não deixar a empresa cair no esquecimento do usuário;
  • ofertar cupom de desconto exclusivo e personalizado para uma segmentação;
  • indicar as últimas publicações do blog da empresa;
  • divulgar materiais ricos como e-books, webinars, entre outros.

Inicialmente, como foi citado, o público não via o email marketing com bons olhos. Isso acontecia porque a forma como a estratégia era trabalhada se assemelhava ao envio de uma mala direta — como se fosse mesmo uma propaganda digital intrusiva.

Entretanto, as tecnologias ofertadas hoje e as ferramentas cada vez mais segmentadas e com funcionalidades inteligentes possibilitam elaborar uma boa estratégia que foge às publicações puramente promocionais.

Quais as vantagens do email marketing?

Conheça agora alguns benefícios que o canal pode trazer:

Engajamento dos leads

Por meio de uma estratégia efetiva de relacionamento, baseada na jornada de compra do consumidor, é possível disparar emails com o objetivo de estreitar a relação entre a empresa e os seus clientes — um dos pontos mais importantes para gerar fidelização.

Promoção de produtos e serviços

As ferramentas inteligentes ajudam a identificar o momento ideal para o envio de ofertas de produtos e serviços. Com isso, evita-se a sensação de intrusão e o email é disparado quando o lead está realmente pronto para efetuar uma possível compra. Para isso, é fundamental realizar uma segmentação eficiente.

Também é preciso usar o lead tracking para ver quais páginas do site da empresa o usuário acessou. Se ele visitou o “Planos e Preços”, por exemplo, provavelmente está próximo de tomar sua decisão de compra. Após essa visita, o envio de um email promocional pode ser uma estratégia certeira para fechar um novo negócio.

Alcance com pouco ou nenhum investimento

Se por um lado é preciso um investimento massivo para alcançar um público amplo nas mídias sociais, por outro, não é necessária aplicação de receita para o disparo de um email para uma base grande. Isso porque muitas plataformas não limitam a quantidade de envios de email, nem cobram mais por isso.

Flexibilidade

Esse canal transborda flexibilidade se comparado com uma mídia tradicional, uma vez que é possível enviar um email a qualquer hora e de qualquer local com acesso à internet. Além disso, a empresa também tem total independência sobre o conteúdo da mensagem.

Com tantas vantagens assim, fica fácil entender que esse é um excelente canal para uma boa estratégia de marketing, não é mesmo? E para ficar ainda mais por dentro do assunto, descubra agora como usar o email marketing em médias e grandes empresas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *