Diferenciais entre as plataformas de E-Commerce

Como há diversas plataformas de E-Commerce no mercado, a seleção da plataforma mais indicada a seu perfil é uma das tarefas mais importantes e fundamentais. Portanto, é preciso entender bem as principais vantagens e desvantagens em cada uma delas.

De acordo com a vivência e experiência da TwoWeb Digital, segue abaixo um breve comentário de cada uma das plataformas que trabalhamos, e o perfil mais indicado a cada uma delas:

Loja Integrada

Pontos Fortes – É a plataforma mais popular do Brasil, oficialmente falando, e possui o painel gerencial mais fácil e intuitivo do mercado. Foi adquirida pela VTEX, em 2013, devido ao seu grande e rápido crescimento. Possui a mais completa loja de Temas (Integrando.se), possibilitando assim que o lojista adquira temas profissionais a partir de R$ 249,00, e outros serviços. Tem diversas ferramentas integradas, como Chat, ERP, E-mail MKT, etc. Possui plano Gratuito ilimitado para até 50 produtos e integrador de Marketplaces. Indicado para lojistas iniciantes, ou mesmo para quem está iniciando em plataformas alugadas (Saas).

Pontos Fracos – A plataforma, apesar das qualidades, é limitada com relação à recursos mais avançados. Não é, portanto, recomendada para lojistas que possuem fortes concorrentes no mercado, ou que já pensam em estruturar uma operação mediana a médio prazo. Também tem um índice negativo bem alto de instabilidades recorrentes e problemas com integrações de ferramentas e parceiros, por conta da grande quantidade de lojas criadas. Não dá mais para integrar direto com o Mercado Livre. Também deixa a desejar no suporte (somente via Chat, e sem previsão de retorno), mas sendo este ponto comum das plataformas.

Indicado para – Micros e pequenos lojistas iniciantes, que possuem sua pequena operação, ou mesmo para médias estruturas que querem validar o seu nicho na internet.

Planos e preços da plataforma: https://lojaintegrada.com.br/planos/

E-Com Club

Pontos Fortes – É a plataforma mais nova entre as mencionadas aqui. Inicialmente veio para concorrer com a Loja Integrada, atendendo as principais necessidades identificadas pelos clientes da concorrente. Possui mais liberdade de implementação de layout, mais funcionalidades, e promete um suporte melhor e mais personalizado, o que de fato vem acontecendo. Empresa gerenciada por uma equipe jovem e com sede de evoluir constantemente com os feedbacks do mercado. Pode se tornar uma grande plataforma no futuro.

Pontos Fracos – Como a plataforma é relativamente nova, ainda é cedo para botar a mão no fogo por ela, ou seja, ainda não há histórico suficiente se é uma plataforma segura, com boa estabilidade, etc. Já houve indícios de problemas com sua hospedagem atual, porém sendo instantaneamente reportado aos lojistas.

Indicado para – Micros e pequenos lojistas iniciantes, que possuem sua pequena operação, ou mesmo para médias estruturas que querem validar o seu nicho na internet.

Planos e preços da plataforma: https://www.e-com.club/planos/

Xtech Commerce

Pontos Fortes – Em comparação com a Loja Integrada, por exemplo, possui mais liberdade de implementação de layout, de código, e também conta com mais recursos disponíveis, como Compre Junto, Ferramentas de SEO, etc. O atendimento é mais ágil e o seu CEO costuma interagir mais com os lojistas. A plataforma possui Blog Integrado e Landing Page integrada, e também possibilita criar multilojas em outras idiomas. Indicado para lojistas iniciantes ou médias operações, ou mesmo para quem está iniciando em plataformas alugadas (Saas). A plataforma cresceu muito no último ano, e também foi adquirida pela VTEX, em 2017, e também possui a loja de Temas da Integrando.se, com temas a partir de R$ 399,00. Sua atualização de cache no Front End é praticamente instantânea, podendo ser visualizada em tempo real. Também é possível integrar as vendas com Marketplaces.

Pontos Fracos – A plataforma já enfrentou no passado problemas sérios de instabilidade em uma Black Friday, mas se superaram e até o momento não apresentou mais problemas. A plataforma também apresenta um problema que é a duplicidade nas URL’s. Se é cadastrado um produto em uma categoria x, por exemplo, é gerado 2 (ou mais) URL’s. Percebemos que a plataforma gera uma tag “canonical” para o Google não identificar o conteúdo dessas URL’s como duplicidade. Mas, de qualquer modo, isso é ruim, pois são geradas (automaticamente) outras URL’s do mesmo produto, e o Google indexa somente a URL que não contém “/categoria”. O sistema de busca também poderia ser mais inteligente.

Indicado para – Micros e pequenos lojistas iniciantes/intermediários, que possuem sua pequena operação, ou mesmo para médias estruturas que querem validar o seu nicho na internet.

Planos e preços da plataforma: https://www.xtechcommerce.com/planos-e-precos-loja-virtual

Tray (Destaque)

Pontos Fortes – É uma das plataformas de entrada mais completas e seguras, e também pode atender a médios e grandes lojistas. Atua no mercado há mais de 15 anos, tem um código seguro e uma equipe madura e experiente por trás. Foi adquirida pela Locaweb. A plataforma ganhou o prêmio ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) de inovação digital em 2015. Tem mais liberdade para execução de técnicas de SEO, permitindo assim uma melhor relevância nos sites de busca, assim como de funcionalidades. Seu código e painel é muito bem organizado elogiado por nossa equipe técnica. Oferece também 1 ano de domínio grátis, mas geralmente não recomendamos contratar domínio vinculado à plataformas. Tem Lista de Casamento, Compre Junto, Brinde, Fidelização de pontos, Multiendereços, integração com Market Places, etc. A plataforma também possui uma opção de plano Corporativo, onde comporta opções para B2B (Atacado), desenvolvimento do seu próprio Marketplace, entre outras funções mais avançadas. Já tem integração nativa com Mercado Livre e para alguns Market Places, sem a necessidade de contratar um integrador e ter gastos extras com este, problemas estes identificados nas plataformas anteriores. É um dos melhores custos x benefícios do mercado, principalmente para pequenos lojistas que já querem iniciar em uma plataforma que possam lhe atender no longo prazo.

Pontos Fracos – Ás vezes, a plataforma apresenta certa lentidão para atualizar o cache de atualizações feitas em seu código, o que pode gerar transtornos temporários para o lojista e clientes. Para algumas funcionalidades mais avançadas, é preciso contratar a Tray Corp.

Indicado para – Pequenos e médios lojistas e para Marketplaces.

Planos e preços da plataforma: https://www.tray.com.br/planos-precos/

Plano Corporativo: R$ 1.300,00 mensais ou 2,10% do faturamento.

Signashop

Pontos Fortes – A plataforma é construída na base Magento, porém trabalha com o modelo Saas (Software as a Service), assim como seus concorrentes. Trata-se de uma plataforma com muitas funcionalidades a nível das gigantes, comportando desde um perfil iniciante até de médias e grandes lojas. Tem um bom suporte e segurança de estabilidade, além de ser a plataforma mais rápida para atualização de cache, ou seja, de alterações executadas em seu painel. Também atende aos lojistas que já querem iniciar em uma plataforma que possa lhes atender futuramente, caso haja crescimento, pois suas opções são bem variadas, tanto para micros e grandes lojistas. Há opções para B2B/B2C.

Pontos Fracos – Dependendo da quantidade de produtos e pageviews, a plataforma pode se tornar cara á longo prazo, se comparado a plataformas mais avançadas. Por ser uma plataforma avançada, exige alta dedicação do lojista para aprender a gerenciá-la.

Indicado para – Pequenos e médios lojistas.

Planos e preços da plataforma: https://www.signashop.com.br/planos-e-precos

Jet NEO (Destaque)

Pontos Fortes – A Jet Commerce é uma das plataformas mais tradicionais do Brasil. Possui mais de 18 anos de mercado, com sua origem focada principalmente em projetos corporativos. Hoje, a plataforma de E-Commerce da UOL utiliza a tecnologia da Jet, para atender aos pequenos lojistas. A plataforma lançou recentemente a Jet NEO, que vem com o objetivo de ser a melhor plataforma do mercado para perfis intermediários, se posicionando entre as plataformas de entrada (Loja Integrada, Xtech, Tray) e as maiores plataformas, como a VTEX. Seu modelo de cobrança é um dos mais interessantes aos lojistas, tem flexibilidade de negociação (dependendo do caso), integrações avançadas com Marketplace, layout 100% customizável, OPEN API, Jet Checkout, time de programadores próprio para atualização deste modelo de plataforma, e suporte integral / emergencial, tudo isso sem custos adicionais.

Pontos Fracos – Como se trata de um modelo novo de mercado, ainda não há feedbacks suficientes de lojistas. Problemas ainda inexistentes.

Indicado para – Pequenos, médios e grandes lojistas, que buscam por um ótimo custo x benefício.

Planos e preços da plataforma: R$ 499,00 fixo + 2% do faturamento (produtos e pageviews ilimitados)

VTEX (Destaque)

Pontos Fortes – A VTEX é considerada a melhor plataforma da América Latina, e uma das melhores plataformas do mundo. Em 2017, entrou na lista das principais empresas de tecnologia da América Latina, sendo assim a única plataforma a figurar. Também tem chances de se tornar uma dos próximos Unicórnios Brasileiros (empresas com valor de mercado acima de U$$ 1 Bilhão), junto com 99 taxi, Nubank, etc. Tem o objetivo de se expandir para 50 países até 2020. Adquiriu outras empresas, como Loja Integrada, Xtech e Integrando.se. Tem uma grande força de Marketing e uma grande equipe de tecnologia, possuindo assim um dos códigos mais bem desenvolvidos para conversão em vendas e indexação do mercado. Integra diretamente com os principais Market Places do mercado, possui o Smart Checkout, e trabalha no modelo CPA (Custo por aquisição). Há opções para B2B/B2C, multiloja, compra recorrente, e mais dezenas de funcionalidades desenvolvidas por todos os parceiros. É a plataforma mais completa da lista. Existem inúmeros materiais online para esclarecimentos de dúvidas sobre a plataforma (VTEX Help).

Pontos Fracos – Suporte. Basicamente o lojista depende das agências parceiras para tirar dúvidas sobre configuração, ou seja, é preciso contratar o suporte N1 paralelamente. A VTEX é a plataforma mais complexa da lista e com o maior número de funcionalidades, entretanto exige assim muita dedicação e treinamento para o seu gerenciamento. Não é recomendada para quem não possui experiência no mercado, ou para quem tem baixo investimento inicial. Também apresenta demora e lentidão para atualização no Front-End.

Indicado para – Médios e grandes lojistas, que querem liderar o mercado e atingir faturamentos milionários.

Planos e preços da plataforma: R$ 750,00 mensais + 3% do faturamento https://pt.vtex.com/preco

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