Como um site responsivo influencia a experiência do usuário?

Você sabia que um dos requisitos para se ter um bom site é que ele seja responsivo? Um site responsivo nada mais é do que páginas que conseguem se adaptar aos mais variados dispositivos de acesso.

Isso é fundamental quando se trata da experiência do usuário, uma vez que esse tipo de site organiza melhor as informações da página na tela do cliente, fazendo com que ele encontre tudo que precisa rapidamente e em poucos movimentos.

No post de hoje você verá como os dispositivos móveis são importantes no atual cenário, como o mercado tem reagido a tais mudanças e, principalmente, os benefícios que você pode ter com essa tecnologia.

Pronto para melhorar a navegação dos usuários e aumentar o lucro, utilizando seu site? Boa leitura!

Importância do mobile

O mercado mobile, hoje, é muito importante para o comércio. Além do amplo acesso aos smartphones e tablets, a cultura brasileira, de modo geral, já aprendeu a utilizar recursos para pagamentos de contas e, principalmente, compras pela internet.

Em 2017, a Counterpoint revelou que uma em cada quatro pessoas passa ao menos 7 horas conectada em seus dispositivos móveis. O mesmo estudo mostrou que 64% das pessoas querem apenas navegar na internet. Dessa forma, as possibilidades para divulgar seus produtos e serviços só aumentam.

No Brasil, há mais de 234 milhões de smartphones em uso. Mais de um terço deles contam com tecnologia 4G. Ou seja: além de existir mais dispositivos que pessoas no país, eles já contam com tecnologia para navegar em alta velocidade. 

Mesmo em 2015, metade das buscas do Google eram provenientes de aparelhos móveis. Você acha que o mercado está preparado para proporcionar a esses internautas uma experiência adequada de navegação? Continue a leitura e descubra!

Mercado atual

A cada dia, mais pessoas estão prontas para finalizar um pedido de um produto ou serviço diretamente da tela dos seus dispositivos móveis. Entretanto, um problema comum é a falta de capacidade dos sites em proporcionar uma experiência interessante e completa para esses usuários.

Mesmo algumas grandes instituições públicas e privadas ainda não atentaram para esse fato. Dessa forma, os clientes sempre precisarão fazer o famoso movimento de pinça com os dedos para conseguir ler alguma informação.

Como é esperado, isso dificulta que os internautas encontrem aquilo que desejam. Para piorar, o momento de preencher formulários, como finalizar um pedido de compra ou de cotações e orçamentos, é sofrível para os consumidores.

Dessa forma, muitos deles esperam poder acessar um desktop ou mesmo procuram por empresas similares para fecharem o negócio. Se o mercado atual não é tão bom quanto deveria, isso significa que há muito espaço para sua empresa crescer e aumentar ainda mais as vendas

Quer ver como isso pode ajudar sua marca? Continue com a gente!

Influência do site responsivo na experiência do usuário

Ter um site responsivo é uma das estratégias fundamentais para fazer com que o internauta visite seu site, encontre o que deseja e saia satisfeito da página.

Veja alguns dos resultados de melhorar a experiência deles!

Aumento dos usuários satisfeitos com a marca

Quando acessam às páginas, os usuários sentem quando uma empresa se preocupa em oferecer um site responsivo e de qualidade para seus clientes. A partir do momento em que as informações são claras, fáceis de ser entendidas e objetivas, há maior chance de uma compra ou pedido de orçamento ser completado.

Grandes inimigos das conversões são as falhas e erros. Quando seu consumidor vê que existe informações excessivas, desencontradas ou mesmo uma dificuldade para que sua ação seja realizada, ele prontamente procurará seu concorrente.

A relação é simples: quanto mais seus clientes encontrarem com facilidade o que desejam, mais rapidamente tomarão as decisões que precisam. Ao contrário, quanto maior forem suas dificuldades, mais tempo demorarão para completar o que desejam, além de aumentar as possibilidades de fazer perguntas que já estão respondidas ou mesmo fazer solicitações que não são parte do seu perfil. 

Melhoria no ranqueamento das páginas

Uma das grandes vantagens em ter um site responsivo é melhorar sua posição no Google. Como você viu acima, páginas que estão adaptadas aos dispositivos móveis têm mais chance de agradar aos clientes. E é neles que o Google sempre pensa! 

Os motores de busca desejam levar aos internautas aquilo que eles mais precisam no momento e que tenham uma página rápida e eficaz que funcionará perfeitamente de acordo com o dispositivo utilizado. Para que isso aconteça, o Google privilegia os sites responsivos, melhorando o posicionamento dessas páginas.

O raciocínio é simples: quanto melhor for a experiência do usuário em determinada página, melhor será a possibilidade de ele ficar satisfeito com os serviços prestados. Por isso, se você deseja aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca, lembre-se sempre de proporcionar uma boa visita aos seus consumidores. Eles agradecem e você também!

Utilização dos serviços de empresas especializadas

Como você viu, fazer com que um site se torne responsivo não é uma tarefa tão simples. Além de fazer com que suas páginas sejam funcionais em dispositivos móveis, você deve ir além. É necessário arquitetá-las para proporcionar uma boa experiência de uso aos usuários.

E é nesse ponto que muitas empresas se perdem. Normalmente, não basta replicar o conteúdo encontrado no site padrão. Você deve escolher quais são as informações mais importantes para o cliente e para sua marca. Dessa forma, apenas o que for essencial será exibido.

Além disso, a distância entre os elementos é fundamental. Como as telas são manuseadas pelos dedos, uma distância curta poderá fazer com que o internauta faça uma ação não desejada, o que afetará sua experiência com a página.

Por isso, procure por empresas especializadas nesse tipo de serviço. Além de saber qual é a técnica adequada para seu caso, farão um planejamento junto à sua empresa, entendendo as principais necessidades do seu negócio. 

Melhorar a experiência do usuário deve ser uma tarefa contínua. Sempre existirão pontos a ser revistos e aprimorados para que os internautas possam ficar ainda mais satisfeitos com os serviços prestados pela sua empresa. De quebra, você ainda verá sua marca mais conhecida e amada. Incrível, não?

Por que não começar essa transformação desde já? Entre em contato agora mesmo com a TwoWeb e saiba tudo quanto podemos fazer para que seus clientes tenham uma visita incrível em seu site. Aguardamos seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *