Como melhorar o posicionamento no Google?

Como melhorar o posicionamento no Google é uma pergunta que muitos donos de sites fazem. Após investirem na criação e manutenção de suas páginas, acabam desistindo de vê-las bem posicionadas nos motores de busca.

A boa notícia é o fato de conseguirmos mudar esse quadro. Se você entender quais pontos devem ser otimizados, seu site estará pronto para, cada vez mais, alcançar o topo.

Se esse é seu desejo, no post de hoje, vamos ajudá-lo. Você verá qual é a importância de se preocupar com o posicionamento e as principais técnicas para que você atinja o objetivo. Boa leitura!

A importância de se preocupar com o posicionamento

Não vale a pena criar um site que não será acessado por ninguém. São muitas as empresas que investem em suas páginas, mas não conseguem ver o retorno adequado. Você tem dúvidas de quais são os benefícios de otimizar suas páginas? Veja, então, alguns deles:

Estar à frente dos concorrentes

A cada dia, mais pessoas usam a internet para fazer pesquisas e fechar negócios. O Brasil já é o terceiro país mais conectado do mundo. Sendo assim, as empresas que tiverem maior destaque na busca terão maior probabilidade de efetuarem mais vendas. Uma pesquisa divulgada pelo network de publicidade Chitika mostra que o primeiro colocado na pesquisa tem 33% dos cliques obtidos.

Aqueles que não se preocupam com sua colocação, estão um passo atrás de seus concorrentes, pois muitos dos visitantes já procuraram pelos serviços de outras empresas. E você não quer dar chances à concorrência, não é mesmo?

Conseguir mais cliques e clientes

Você acharia ótimo se seu site tivesse mais visibilidade e recebesse mais cliques? É claro que sim! Sendo assim, nada melhor do que receber visitas de quem já está interessado em seus produtos e serviços.

Eles já sabem um pouco sobre o que precisam e querem ter informações para fechar negócio. Dessa maneira, os visitantes recebidos a partir de motores de busca estão mais maduros para fazer a compra.

Porém, para que tudo isso aconteça, é necessário que você faça modificações nas estruturas de seu site. Assim, o aumento no número de cliques e clientes será algo natural. Veja agora como fazer tudo isso.

Como melhorar sua posição no Google

Agora que você entendeu os grandes motivos de investir na melhoria de posicionamento do seu site, preparamos uma lista com as principais ações que você deve tomar para que seu site melhore a classificação no Google.

Melhorar o site

Os motores de busca preferem páginas que ofereçam uma navegabilidade adequada para seus usuários. Sendo assim, comece fazendo mudanças em seu site para que seus visitantes tenham menos problemas.

Para começar, verifique se seu site é responsivo. Isso significa que ele está adaptado para ser visualizado em qualquer dispositivo, seja em telas grandes ou em pequenas como smartphones e tablets. Dessa maneira, os visitantes não terão dificuldades em ler o conteúdo preparado pela sua empresa. Normalmente, quando há problemas, eles acabam abandonando a visita.

Além disso, veja se há campos desnecessários para cadastros e pedidos de orçamentos. Os internautas desejam preencher o menor número de campos possível. Sendo assim, só mantenha o que é realmente importante para que seus serviços sejam executados.

Por fim, teste a velocidade do seu site. Quase metade dos usuários, 47%, espera que as páginas sejam abertas em 2 segundos ou menos. Dessa maneira, se sua página demora muito tempo para carregar, seus visitantes se sentirão frustrados e poderão abandonar sua página.

Investir em SEO

SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que técnicas para que seu site esteja otimizado para os motores de busca. Porém, os mecanismos de busca não estão mais interessados em mudanças cegas nas páginas, feitas exclusivamente para obterem melhor posicionamento. Diferentemente disso, eles desejam encontrar conteúdo útil, interessante e relevante para quem fez a busca.

Isso não quer dizer que os proprietários não necessitam de empresas para auxiliá-los em todos os processos. Pelo contrário, os mais exitosos são aqueles que planejam a criação de conteúdo e de navegabilidade. Sendo assim, normalmente, as mudanças efetuadas são em médio e longo prazo. Veja o SEO como maratona e não como prova dos 100 metros.

Alguns pontos importantes nessa etapa são:

  • estruturar bem as tags HTML do site, como <H1>, <H2> e <H3>;
  • fazer as descrições de todas as imagens utilizadas e inserir texto alternativo para elas;
  • efetuar textos complexos, com qualidade e com rigor gramatical;
  • diminuir o tamanho das imagens, arquivos de javascript e css para que o site seja carregado mais rapidamente;
  • encontrar parceiros para troca de conteúdos;
  • ​divulgar conteúdo em fóruns e grupos sociais como conteúdo útil (evitando, assim, o spam).

Criar blog relevante

Para atrair pessoas ao seu site, é importante criar conteúdos em um blog. Além de mostrar aos usuários que você se importa com seus medos, desejos e dúvidas, é uma forma de responder às perguntas que os usuários fazem nos sistemas de busca.

Isso significa mais cliques e maior chance de aumentar o número de clientes. 60% dos usuários se sentem mais aptos a se tornarem clientes quando consomem conteúdos da empresa.

Pesquisar necessidades, dúvidas e medos

Por fim, deve-se pesquisar quais são as principais necessidades, dúvidas e medos que seu público possui. Isso é útil para planejar quais serão os artigos do seu blog.

Além disso, sua empresa poderá apurar melhor os serviços e produtos disponibilizados. Após entender o que são de fato as suas necessidades, será mais fácil melhorar seu site para dar aos visitantes o que eles precisam.

Como vimos, as estratégias para melhorar a performance de seu site nos mecanismos de busca devem ser tomadas em médio e longo prazo. Porém, isso não muda sua urgência.

Quanto mais sua empresa demorar em tomar as medidas necessárias, mais tempo será demandado para que sua empresa esteja no topo. Isso significa que outras empresas receberão os visitantes, que serão transformados em clientes, que poderiam ser seus. Então, não perca tempo! Comece agora mesmo a planejar sua estratégia.

Você entendeu como melhorar o posicionamento no Google? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e deixe que mais pessoas também melhorem seu posicionamento no site de buscas mais famoso do mundo!

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