Como fazer um diagnóstico de Marketing Digital da minha empresa?

As ações de marketing são direcionadas por um planejamento. No ambiente virtual, essas táticas precisam ser bem planejadas, visto a mudança constante na internet. Mas, para conseguir isso, é preciso que seja elaborado um diagnóstico de marketing digital antecipadamente.

Apenas dessa forma as ações serão desempenhadas a partir de uma base firme, com pesquisas, análises e toda a preparação que um time de marketing necessita para atingir seus objetivos. Pensando na importância desse reconhecimento, produzimos um conteúdo com o conceito, influência e desenvolvimento de um diagnóstico de marketing digital. Confira!

O que é um diagnóstico de marketing digital?

Um diagnóstico de marketing é análise completa do panorama do negócio que tem como objetivo encontrar possíveis dores e soluções para esses problemas.

Nessa análise, são identificados pontos fortes e fracos que devem ser trabalhados pela — e para — a empresa. Ainda nessa linha de raciocínio, é preciso realizar um levantamento das oportunidades e das ameaças para embasar as próximas ações de marketing.

Qual a influência sobre o desenvolvimento do negócio?

Todas as ações de marketing precisam estar alinhadas e com um objetivo em comum. O plano de marketing é desenvolvido nesse sentido, mas, para esse planejamento ser assertivo, é preciso analisar o panorama atual antes de colocar em prática ações em terrenos não confirmados.

Na prática, o diagnóstico de marketing direcionará para a empresa qual é o melhor canal de acordo com as particularidades de sua persona, por exemplo. Também dará a direção ao setor de marketing sobre as possíveis ameaças, oferecendo uma visão clara dos riscos e, também, a oportunidade de planejar ações para a empresa estar preparada para qualquer ameaça.

Como ele é desenvolvido?

Ele pode ser desenvolvido por meio da identificação de um perfil ideal para realizar pesquisas. Nesse estágio do diagnóstico de marketing digital, é preciso analisar alguns pontos, tais como:

  • situação do site em termos de SEO;

  • utilização de mídia paga;

  • canais de comunicação trabalhados;

  • taxa de conversão conquistada;

  • produção de Landing Pages;

  • maturidade digital da empresa;

  • engajamento da audiência.

Em uma segunda etapa, analise os seguintes pontos:

  • quais são os concorrentes diretos e indiretos;

  • quais são os produtos/serviços oferecidos;

  • quais são as personas e suas características principais;

  • qual a jornada de compra ideal para cada variação de persona.

O processo de diagnóstico, assim como a execução de um plano, é complexo. Cada canal necessita de técnicas especializadas para a execução de uma boa tática, mas, aso isso não aconteça da forma adequada, o investimento pode ir todo por água abaixo.

Por exemplo, se você não possui um especialista interno ou uma empresa especializada em Google Adwords, é possível que você invista na compra de palavras-chave sem analisar a correspondência desses termos.

Por exemplo, imagine que você vende “carros”, mas apenas 0 km. Se você comprar o termo “carros” para gerar tráfego para o seu site, sem trabalhar com correspondências no Google Adwords, provavelmente as pessoas que procuram “carros de brinquedo para crianças” acharão e clicarão no seu anúncio — e você vai pagar por isso.

Para ajudar a empresas nessa missão, existem empresas especialistas que oferecem desde o serviço de diagnóstico de marketing digital até a execução das táticas elaboradas. Que tal conversar conosco a respeito? Podemos ajudar você!

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