Como estruturar um ciclo de melhorias no meu Marketing Digital

Como estruturar um ciclo de melhorias no meu Marketing Digital?

Para as empresas que já implementaram uma estratégia de marketing digital e viram sua operação crescer naturalmente, o próximo passo é escalar o processo e potencializar os resultados. Para isso, é necessário planejar um processo de melhoria contínua na área.

Pensando na importância de todo esse processo, reunimos neste artigo as principais informações para a sua empresa estruturar esse ciclo e melhorar os resultados com as estratégias já implementadas. Confira!

O que fazer para estruturar um ciclo de melhorias contínuas em marketing digital?

Definir objetivos

Com os objetivos traçados, toda a estratégia de marketing digital é elaborada de forma bem focada. Apenas com esse ponto de partida completo é possível definir quais os KPIs serão acompanhados, por exemplo, e passar para os próximos passos de estruturação.

Identificar gargalos

Para entender em qual parte os esforços de marketing precisam estar focados, é preciso que sejam analisados os gargalos de forma sistêmica. Para isso, questione-se:

  • a produção de conteúdo está sendo realizada conforme o calendário editorial planejado?
  • os leads qualificados estão sendo passados pelo pré-vendas?
  • os vendedores conseguem abordar os leads quando estes são repassados?

Essas são algumas das dezenas de questões que podem ajudar a analisar os possíveis gargalos de uma estratégia. No entanto, é preciso que você analise de forma ampla todo o funil de vendas. Para isso, elabore mais perguntas e investigue cada uma.

Aperfeiçoar a execução

Quando o processo está rodando de forma eficiente e a empresa já ganhou um volume considerável, é o momento de pensar na eficiência. Por isso, é imprescindível que a partir deste estágio sejam realizados testes para otimizar cada etapa do funil de aquisição.

Para essa tarefa, utilize técnicas de growth hacking, realize experimentos, execute testes A/B, trabalhe melhor as segmentações, analise os conteúdos lidos pelos leads qualificados e investigue em quais pontos o processo pode ser aperfeiçoado.

É muito importante salientar que para executar este passo, o time precisa estar realmente capacitado. Caso isso não ocorra, as análises podem ser prejudicadas. Um erro muito comum, por exemplo, é a realização de testes sem significância estatística, estes impulsionam uma análise e tomadas de decisões equivocadas.

Definir os KPIs

Com os gargalos investigados e os objetivos documentados, chegou o momento de definir quais são os indicadores ideais para acompanhar. Por exemplo, se o problema notado por meio da análise é a quantidade bruta de leads conquistados, provavelmente um dos indicadores a serem acompanhados é a taxa de conversão.

Elaborar estratégias

O próximo passo após definir os indicadores é entender quais são as estratégias para alcançar os objetivos. Para isso, identifique as alternativas e analise se os recursos disponíveis são suficientes.

Por exemplo, se o objetivo é atrair mais visitantes para o site, o investimento em um influenciador ou em mídias pagas podem ser boas opções. Mas é preciso analisar com atenção esse processo e não confundir estratégia com tática.

Mensurar e monitorar

De nada adianta definir objetivos, indicadores e estratégias se toda a execução não é mensurada e acompanhada. É preciso que toda a execução das mudanças sejam supervisionadas.

Como citado, é importante que o time tenha boa capacitação para executar todo esse processo. Muitas vezes as empresas não possuem capital — tanto financeiro quanto humano — para colocar em prática esses estágios.

Surgem então as agências especializadas neste processo. Elas oferecem maior visibilidade e potencializam a margem de lucro de seus clientes. Por isso, são ótimas opções para a execução de um bom trabalho de marketing digital a um preço competitivo. Aliás, que tal entrar em contato conosco e bater um papo sobre o assunto?

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