Como estruturar um ciclo de melhorias no meu Marketing Digital?

Para as empresas que já implementaram uma estratégia de marketing digital e viram sua operação crescer naturalmente, o próximo passo é escalar o processo e potencializar os resultados. Para isso, é necessário planejar um processo de melhoria contínua na área. 

Pensando na importância de todo esse processo, reunimos neste artigo as principais informações para a sua empresa estruturar esse ciclo e melhorar os resultados com as estratégias já implementadas. Confira!

O que fazer para estruturar um ciclo de melhorias contínuas em marketing digital?

Definir objetivos

Com os objetivos traçados, toda a estratégia de marketing digital é elaborada de forma bem focada. Apenas com esse ponto de partida completo é possível definir quais os KPIs serão acompanhados, por exemplo, e passar para os próximos passos de estruturação.

Identificar gargalos

Para entender em qual parte os esforços de marketing precisam estar focados, é preciso que sejam analisados os gargalos de forma sistêmica. Para isso, questione-se:

  • a produção de conteúdo está sendo realizada conforme o calendário editorial planejado?
  • os leads qualificados estão sendo passados pelo pré-vendas?
  • os vendedores conseguem abordar os leads quando estes são repassados? 

Essas são algumas das dezenas de questões que podem ajudar a analisar os possíveis gargalos de uma estratégia. No entanto, é preciso que você analise de forma ampla todo o funil de vendas. Para isso, elabore mais perguntas e investigue cada uma.

Aperfeiçoar a execução

Quando o processo está rodando de forma eficiente e a empresa já ganhou um volume considerável, é o momento de pensar na eficiência. Por isso, é imprescindível que a partir deste estágio sejam realizados testes para otimizar cada etapa do funil de aquisição. 

Para essa tarefa, utilize técnicas de growth hacking, realize experimentos, execute testes A/B, trabalhe melhor as segmentações, analise os conteúdos lidos pelos leads qualificados e investigue em quais pontos o processo pode ser aperfeiçoado.

É muito importante salientar que para executar este passo, o time precisa estar realmente capacitado. Caso isso não ocorra, as análises podem ser prejudicadas. Um erro muito comum, por exemplo, é a realização de testes sem significância estatística, estes impulsionam uma análise e tomadas de decisões equivocadas.

Definir os KPIs

Com os gargalos investigados e os objetivos documentados, chegou o momento de definir quais são os indicadores ideais para acompanhar. Por exemplo, se o problema notado por meio da análise é a quantidade bruta de leads conquistados, provavelmente um dos indicadores a serem acompanhados é a taxa de conversão.

Elaborar estratégias

O próximo passo após definir os indicadores é entender quais são as estratégias para alcançar os objetivos. Para isso, identifique as alternativas e analise se os recursos disponíveis são suficientes. 

Por exemplo, se o objetivo é atrair mais visitantes para o site, o investimento em um influenciador ou em mídias pagas podem ser boas opções. Mas é preciso analisar com atenção esse processo e não confundir estratégia com tática.

Mensurar e monitorar

De nada adianta definir objetivos, indicadores e estratégias se toda a execução não é mensurada e acompanhada. É preciso que toda a execução das mudanças sejam supervisionadas.

Como citado, é importante que o time tenha boa capacitação para executar todo esse processo. Muitas vezes as empresas não possuem capital — tanto financeiro quanto humano — para colocar em prática esses estágios. 

Surgem então as agências especializadas neste processo. Elas oferecem maior visibilidade e potencializam a margem de lucro de seus clientes. Por isso, são ótimas opções para a execução de um bom trabalho de marketing digital a um preço competitivo. Aliás, que tal entrar em contato conosco e bater um papo sobre o assunto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *