A Black Friday 2018 está batendo na porta: é nesta sexta-feira, 23 de novembro. Ainda dá tempo para programar algumas ações e aumentar a sua lucratividade na data. A previsão da Ebit é de uma ampliação em torno de 15% nas vendas deste ano em comparação a 2017. E isso deve representar um faturamento de R$ 2,43 bilhões só para o comércio eletrônico.
Quer saber como ter sucesso nas promoções desta data? Acompanhe o artigo!
Expectativa da Black Friday 2018
Uma pesquisa da SPC Brasil em conjunto com a CNDL identificou que 11% das organizações brasileiras participarão desta promoção relâmpago. Dessas, 77% acreditam que terão um incremento nas vendas.
A expectativa é que aumente também o número de consumidores interessados, que estão apenas esperando a data para adquirir os produtos desejados. Esse é o momento em que as pessoas compram produtos de alto valor agregado, como uma geladeira, uma televisão ou um smartphone. Por sinal, ele foi o produto estrela da edição passada, atingindo 39% das vendas.
Como ampliar o faturamento na Black Friday 2018
Muitas empresas já se programaram para a data. Se você ainda não fez isso, está na hora de se apressar. O primeiro passo é criar um planejamento sobre os produtos que serão oferecidos e os preços aplicados. Lembre-se: as promoções devem ser reais, pois os consumidores estão atentos à famosa “Black Fraude”! Confira as demais estratégias a serem aplicadas:
Analise os dados
Se você já participou de outras edições do evento pode avaliar quais foram os produtos mais vendidos. Assim, poderá oferecer os itens certos na Black Friday 2018.
Qual foi a receita obtida? Quais estratégias funcionaram ou não? Essas informações são valiosas para você investir em ações de marketing, no cálculo da margem de lucro e nos descontos que podem ser oferecidos.
Crie uma estratégia de divulgação das ofertas
Utilize as redes sociais para realizar campanhas promocionais um dia antes da Black Friday 2018 e também na data específica. O Facebook é uma excelente plataforma para selecionar o perfil dos usuários que você pretende abordar na campanha.
O Instagram Ads também é uma ferramenta útil para atrair a atenção dos usuários e estimular a compra por impulso. Por isso, estimule o senso de urgência em fechar a aquisição para o cliente não ter muito tempo de avaliar a oferta.
Também é fundamental investir em fotos de qualidade dos produtos vendidos, pois elas se tornam um atrativo a mais na hora de comercializar os itens.
Preste atenção aos acessos da página
Quem atua com e-commerce deve utilizar uma plataforma que permite o alto índice de acessos de usuários ao mesmo tempo. Afinal, a Black Friday promove uma verdadeira “corrida” às lojas.
Se o seu site não estiver disponível no momento da busca, o consumidor procurará pelo concorrente. Então, verifique se a sua plataforma da loja virtual está preparada para a promoção e busque auxílio do fornecedor para deixar tudo 100% antes da data.
Verifique a política de trocas
O empreendedor também precisa avaliar se disponibilizará trocas para os produtos comercializados na Black Friday. O ideal é deixar a informação bem clara no momento da compra para evitar aborrecimentos depois.
Ao seguir essas dicas, você criará mais oportunidades de ampliar a lucratividade na Black Friday 2018. Lembre-se também de oferecer um atendimento ágil e de qualidade para cativar o cliente. Precisa de ajuda nessa questão? Saiba como um chatbot pode ajudá-lo!