Como utilizar os gatilhos mentais para melhorar as estratégias de marketing?

Gatilhos mentais são os estímulos que o nosso cérebro recebe e que acabam influenciando na nossa tomada de decisão.
Sabe aquela compra que a gente faz, totalmente por impulso? Significa que o nosso cérebro evita o esforço em refletir sobre cada decisão que faz, e, as vezes se deixa levar pelos impulsos e escolhas simplesmente automáticas.

Os gatilhos são facilitadores que contribuem para as suas decisões.
Imagine a seguinte cena: Você está andando pela rua, passa em frente a um restaurante e sente o aroma da comida. Esse cheiro te remete a algum momento bom da sua infância. Isso significa que um gatilho mental foi ativado, ou seja, você teve uma reação imediata àquela situação.

Saber como estimular esses gatilhos nos usuários é uma poderosa ferramenta de persuasão para marketing e vendas. Aliás, sabia que o marketing já trabalha nisso há muito tempo?
Os profissionais de marketing estruturam as suas campanhas de uma forma estratégica, com objetivo de ativar o gatilho e despertar no público o desejo pela compra.

Conheça os principais gatilhos mentais utilizados em estratégias de marketing:

1.Escassez

Já ouviu falar aquela frase “Só se dá valor quando perde”, então é exatamente sobre isso que se trata esse gatilho. Ele mexe com o sentimento das pessoas de que elas podem perder algo.
Se você tornar o seu produto escasso despertará no consumidor o medo de perder a oportunidade de compra. Se utilizado da forma correta, pode trazer bons resultados.

2.Urgência

Esse gatilho é um pouco parecido com a escassez, porém, você coloca um prazo limite para a ação.
As pessoas não gostam de se sentir impotentes e sem opção de escolha, e é exatamente esse sentimento que o gatilho da urgência ativa.
Se o cliente tem a possibilidade de perder a oferta caso não realize a ação até determinado dia ou horário, são altas as chances de ele tomar uma decisão de forma mais rápida.

3.Novidade

Vivemos em mundo em que cada pouco temos uma novidade. Sempre que entramos em contato com algo novo temos um aumento de liberação da dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer.
Um dos exemplos mais simples que podemos citar nesse caso é o da empresa Apple. Sempre que lança um novo iPhone, o contempla com novidades e sempre tem sucesso de vendas.
Isso porque o gatilho da novidade desperta no consumidor o desejo de estar sempre atualizado, de estar por dentro do que é novo antes das outras pessoas.

4.Autoridade

Esse gatilho basicamente desperta o sentimento das pessoas sentirem respeito, de obedecer quem elas julgam superior.
Por isso, a estratégia é se posicionar como autoridade no seu negócio, mostrando que tem conhecimento no assunto de maneira que gere confiança no público para comprar de você.
Assim, ele tem o sentimento que não está sendo passado para trás e que não está caindo em nenhuma cilada ao adquirir o produto ou serviço, pois entende que você é especialista no assunto.

5.Prova Social

Prova social é basicamente a evidência utilizada para mostrar que outras pessoas compraram e aprovaram o seu produto ou serviço, provando que ele é popular.
As pessoas costumam comprar coisas que várias outras pessoas já experimentaram e deram a sua opinião, principalmente se essa for positiva. E essa é a principal razão do porquê a Prova Social funciona tão bem nas estratégias de marketing, pois, é baseada no efeito da adesão.
Um exemplo de uso da prova social é o uso dos influenciadores na divulgação de marcas, o que traz um retorno satisfatório.

 

Os gatilhos mentais podem ser excelentes aliados do time de marketing, principalmente se utilizados de forma correta e ética, pois, a ideia aqui é influenciar e não manipular o consumidor.
Basta conhecer bem o seu público-alvo para começar a trabalhar suas estratégias!

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