4 maneiras de inovar em seu negócio para obter melhores resultados

4 maneiras de inovar em seu negócio para obter melhores resultados

Não importa qual seja o mercado (local, regional, nacional ou global), o fato é que, para manter-se competitivo em um ambiente tão disputado como nos dias de hoje, é preciso compreender, antes de mais nada, a importância de inovar em seu negócio.

Ao falar de inovação nas empresas, nos referimos à exploração de novas ideias, algo que se faz fundamental para o sucesso de todo e qualquer tipo de organização.

Quando feita de forma eficaz, a inovação trará consequências bastante positivas, seja em relação aos processos produtivos ou ao aprimoramento dos serviços, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos este artigo justamente para falar sobre o assunto. Aqui, vamos apresentar os tipos de inovação e 4 maneiras de inovar em seu negócio para obter melhores resultados. Não perca a leitura. Confira!

Tipos de Inovação

De forma clara e objetiva, pode-se classificar a inovação da seguinte maneira:

  • aquilo que cria algo novo;
  • aquilo que aprimora algo já existente.

A primeira não é necessário explicar muito, pois a criação de algo novo se refere à concepção de um novo produto. Agora, tratando-se do aprimoramento de algo já existente, a ideia consiste no aperfeiçoamento dos processos do cotidiano.

Um ótimo exemplo são os softwares de gestão, tecnologias da informação que visam melhorar os procedimentos gerenciais de uma empresa. E quais são as formas para conseguir inovar o seu negócio? Basicamente, são elas:

1. Escute seus clientes e funcionários

A primeira dica para inovar o seu negócio é escutar seus clientes e funcionários. Nesse caso, não há segredo algum, basta perguntá-los o que você poderia fazer para melhorar um produto ou serviço, por exemplo.

Muitas vezes, as possibilidades de inovação estão mais perto do que você imagina, mas o que acontece é que na maioria das ocasiões as oportunidades nem ao mesmo são geradas.

Portanto, para reduzir a perda dessas oportunidades, converse com os clientes e funcionários e escute seus pedidos e observações com atenção.

2. Copie (e melhore) a ideia de outra companhia

Sim, isso mesmo que você ouviu: copie a ideia de outra companhia. Essa “tática” é uma das melhores formas de inovar o seu negócio, baseando-se, sobretudo, em beliscar algo que funciona no que se refere aos processos de uma determinada empresa e aplicar tal conceito na sua.

Apenas para que você entenda como isso pode ser eficiente, Henry Ford copiou sua linha de produção automotiva de uma fábrica de embalagens de carne. Essa cópia reduziu drasticamente os tempos e os custos operacionais para a montagem dos seus veículos.

3. Estabeleça objetivos

Estabeleça objetivos para seus produtos e serviços, em especial no que diz respeito à criação de novos métodos. Feito isso, comece a planejar os meios de alcançar o que foi definido. Simples assim. Seja persistente, cedo ou tarde você encontrará a inovação.

4. Analise patentes

Outra dica interessante é checar as patentes que se aplicam no seu campo. Será que há alguma opção em que seja possível se tornar um licenciado? Enfim, isso serve para ilustrar que há inúmeras formas de inovar o seu negócio, sendo que muitas delas não chegam nem a ser analisadas.

Para concluir, não poderíamos deixar de mencionar a seguinte verdade: a inovação é um ponto-chave no que corresponde à redução de custos, ao aumento da produtividade e a criação dos valores de uma marca.

De qualquer jeito, esperamos que essas 4 dicas sobre como inovar o seu negócio possa ter lhe ajudado. Se você tiver algo a nos perguntar ou deseja fazer alguma observação, deixe seu comentário aqui pra gente!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!